A internet e seus usos : percepções de estudantes de ensino médio de uma escola de Rio Negrinho (SC) com relação ao ensino remoto na pandemia
Resumo
Resumo: Após identificado a doença decorrente do coronavírus em 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anuncia a entrada de uma pandemia. Para conter o rápido contágio, medidas sanitárias foram adotadas, dentre elas a exigência de distanciamento social. Para cumprir com esta determinação aulas presenciais foram suspensas, do ensino infantil a universidade, no Brasil e no mundo. Conforme dados da Organização das Nações Unidas pela Educação (UNESCO), mais de 70%, dos estudantes matriculados no mundo no mês de abril de 2020, estariam afastados das instituições de ensino regular, um dado histórico. O impacto da pandemia na educação, resultou nesta pesquisa com o propósito de analisar as percepções dos alunos da Escola de Ensino Médio Manuel da Nóbrega em relação ao uso da plataforma Google Sala de Aula (Classroom) como meio de ensino durante a pandemia. Dentre os objetivos específicos deste trabalho destacam-se: I) discorrer sobre a educação diante da presença da internet na contemporaneidade; II) expor como a pandemia de coronavírus causou mudanças na educação; III) descrever como a pandemia de coronavírus reorganizou o processo de realização das aulas na rede estadual de ensino de Santa Catarina; IV) apontar como se deu a adoção de plataforma digital para realização das aulas na rede estadual de ensino de Santa Catarina; V) explicar como ocorre a organização da Escola de Ensino Médio Manuel da Nóbrega em relação ao uso de plataformas digitais no contexto da pandemia. Para cumprir com o propósito fez-se análise documental deste período e a busca junto aos estudantes de suas percepções sobre a experiência e uso da plataforma digital Google Classroom ao longo da pandemia, aplicando questionário com auxílio do Google Forms. Foram recebidas duzentas e setenta e uma respostas, que permitiram dimensionar algumas situações decorrentes da pandemia, tais como o impacto do distanciamento da escola como fator gerador de dificuldades na aprendizagem, incertezas causadas em relação ao futuro, desencadeamento de doenças emocionais e os impactos econômicos relacionados a pandemia sentidos pelos estudantes e suas famílias. Do ponto de vista prático essa pesquisa busca condensar as contribuições bibliográficas mais recentes sobre o tema mencionado, bem como apontar as implicações dos usos da internet na contemporaneidade. O olhar para essa temática se fez necessário, pois, cada unidade da federação se organizou de diferentes maneiras para a continuidade das aulas e cumprimento do calendário escolar, assim a implementação do Ensino Remoto não se deu uniformemente. No entanto, a internet foi a opção adotada pela maioria das redes de ensino, e no caso de Santa Catarina o uso da plataforma Google Classroom o único meio de conexão entre professores e estudantes. Nessa perspectiva o cotidiano escolar foi remodelado e o ensino por completo se tornou virtual, feridas históricas da educação brasileira foram expostas, efeitos ainda estão sendo observados tanto no polo do ensino como da aprendizagem. A pandemia, portanto, vai além de uma questão de saúde, virtualizou o ensino, fato que ainda trará consequências pedagógicas, sociais e políticas, tornando-se um importante objeto de estudo, merecedor de análises sob diversas perspectivas, e a Sociologia não deve estar alheia a esse momento. Abstract: After identifying the disease resulting from the coronavirus in 2019, a World Health Organization (WHO) announced the entry of a pandemic. To contain the rapid contagion, sanitary measures were adopted, among them the requirement of social distance. In order to comply with this determination, in-person classes were suspended, from kindergarten to university, in Brazil and worldwide. According to data from the United Nations Educational Organization (UNESCO), more than 70% of students enrolled in the world in April 2020 would be away from regular education institutions, a historical fact. The impact of the pandemic on education resulted in this research with the purpose of analyzing the perceptions of students at Manuel da Nóbrega High School in relation to the use of the Google Classroom platform as a means of teaching during a pandemic. Among the specific objectives of this work, the following stand out: I) talk about education in light of the internet's presence in contemporary times; II) expose how the coronavirus pandemic caused changes in education; III) describe how the coronavirus pandemic reorganized the process of conducting classes in the state education system of Santa Catarina; IV) point out how the adoption of a digital platform for conducting classes in the state education system of Santa Catarina occurred; V) explain how the Manuel da Nóbrega High School is organized in relation to the use of digital platforms in the context of the pandemic. In order to fulfill the purpose, a documentary analysis of this period was carried out and a search among students about their perceptions about the experience and use of the digital platform Google Classroom throughout the pandemic, applying a questionnaire with the help of Google Forms. Two hundred and seventy-one responses were received, which allowed us to scale some situations arising from the pandemic, such as the impact of distancing from school as a factor in learning difficulties, uncertainties about the future, triggering emotional illnesses and the related economic impacts the pandemic experienced by students and their families. From a practical point of view, this research seeks to condense the most recent bibliographic contributions on the mentioned theme, as well as to point out the implications of internet usage in contemporary times. It was necessary to look at this theme, as each unit of the federation was organized in different ways for the continuity of classes and compliance with the school calendar, so the implementation of Remote Learning did not take place uniformly. However, the internet was the option adopted by most educational networks, and in the case of Santa Catarina, the use of the Google Classroom platform was the only means of connection between teachers and students. From this perspective, everyday school life was remodeled and teaching completely became virtual, historical wounds of Brazilian education were exposed, effects are still being observed both in the teaching and learning poles. The pandemic, therefore, goes beyond a health issue, it virtualized education, a fact that will still bring pedagogical, social and political consequences, becoming an important object of study, deserving of analysis from different perspectives, and sociology should not be oblivious to that moment.
Collections
- Dissertações [22]