Para além de ensinar : multipapéis desempenhados pelo docente e a percepção de justiça organizacional
Visualizar/ Abrir
Data
2022Autor
Miranda, Crislaine de Fátima Gonçalves de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: As universidades brasileiras possuem autonomia didática, científica e financeira e desenvolvem suas atividades obedecendo ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Assim, ao seguir a carreira de professor universitário no país, o docente é designado a atuar em diferentes papéis organizacionais para além do ensinar. Considerando que esses papéis são gerados por expectativas normativas decorrentes de diferentes fontes, acredita-se que atuação em multipapéis, muitas vezes de maneira simultânea, proporciona sentimentos de justiça ou injustiça. Portanto, o presente estudo buscou analisar qual é a relação entre os multipapéis organizacionais da carreira docente e a percepção de justiça organizacional dos professores da área negócios das universidades brasileiras. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva, de levantamento e de abordagem quantitativa com 201 docentes atuantes dos cursos de Administração de Empresas, Administração Pública e Ciências Contábeis. Como primeiro achado, identificou-se a existência de quatro papéis organizacionais: educador, pesquisador, extensionista e gestor, sendo os dois primeiros exercidos com "muita dedicação" e os dois últimos com "pouca dedicação". Além disso, verificou-se que a atuação simultânea é uma realidade para os docentes da área de negócios, os quais acreditam exercer outros papéis, como: "consultor", "assessor", "empreendedor" e "psicólogo". Com relação à percepção de justiça organizacional, tem-se que: (i) as dimensões distributiva por tarefas e recompensas são consideradas injustas dentro do contexto universitário, por outro lado as dimensões processual e interacional são vistas como justas; (ii) o papel de educador tem relação negativa com a percepção distributiva de recompensas, já o de papel de pesquisador correlaciona-se positivamente com a dimensão processual, assim como o de extensionista com a distributiva de tarefas e o de gestor tanto com de tarefas e a processual e (iii) a atuação simultânea, em mais de dois papéis, influência em diferentes percepções de justiça sobre a distribuição de recompensas e tarefas. Dessa forma, conclui-se que existe relação entre os multipapéis do docente e a sua percepção de justiça organizacional, porém ela não ocorre em todas as dimensões. Ademais, como contribuição o estudo avança empiricamente a literatura sobre papéis organizacionais e a percepção de justiça dos docentes, evidencia as diferentes expectativas normativas que se apresenta para o professor universitário no país e mostra que a atuação simultânea em multipapéis pode ocasionar diferentes percepções do docente. Abstract: Brazilian universities have didactic, scientific and financial autonomy and carry out their activities in accordance with the principle of inseparability between teaching, research and extension. Thus, when pursuing a career as a university professor in the country, teachers are assigned to work in different organizational roles in addition to teaching. Considering that these roles are generated by normative expectations arising from different sources, it is believed that acting in multiple roles, often simultaneously, provides feelings of justice or injustice. Therefore, the present study sought to analyze the relationship between the organizational multi-roles of the teaching career and the perception of organizational justice of professors in the business area of Brazilian universities. To this end, a descriptive, survey and quantitative approach research was carried out with 201 professors working in Business Administration, Public Administration and Accounting courses. As a first finding, the existence of four organizational roles was identified: educator, researcher, extensionist and manager, the first two being exercised with "a lot of dedication" and the last two with "little dedication". In addition, it was found that simultaneous action is a reality for professors in the business area, who believe they have other roles, such as: "consultant", "adviser", "entrepreneur" and "psychologist". Regarding the perception of organizational justice, we have that: (i) the distributive dimensions for tasks and rewards are considered unfair within the university context, on the other hand, the procedural and interactional dimensions are seen as fair; (ii) the role of educator has a negative relationship with the distributive perception of rewards, while the role of researcher is positively correlated with the procedural dimension, as well as that of extensionist with the distribution of tasks and that of manager both with tasks and procedural and (iii) acting simultaneously, in more than two roles, influencing different perceptions of justice on the distribution of rewards and tasks. Thus, it is concluded that there is a relationship between the multi-roles of teachers and their perception of organizational justice, but this does not occur in all dimensions. Furthermore, as a contribution, the study empirically advances the literature on organizational roles and teachers' perception of justice. It highlights the different normative expectations that university professors face in the country and shows that simultaneous performance in multiple roles can lead to different perceptions in professors.
Collections
- Dissertações [188]