Saboreando o néctar : emoção e devoção nos festivais Hare Krishna na região sul do Brasil
Resumo
Resumo: O tema desta tese é a emoção devocional como forma de conhecimento nas dinâmicas do Sankirtana Sul Yatra, o movimento Hare Krishna tal como organizado em algumas das principais cidades do sul do Brasil. Utilizando como métodos a auto-etnografia, a participação observante do cotidiano ritual e dos festivais, entrevistas em profundidade com membros do grupo e também a análise de imagens, consideramos que a devoção tal como ali localmente vivenciada resulta de da socialização em redes de interdependências sustentadas por práticas e valores que caracterizam a cultura afetiva ali em processo constante de criação e recriação. Para compreensão desse fenômeno utilizamos a categoria nativa 'néctar, ou a experiência que resulta do desenvolvimento do gosto que permite saborear doçura tida como inerente às práticas devocionais'. Essa padronização de práticas, corpos e comportamentos ocorre em função de noções de pureza e impureza implicadas nas posições sociais e dos diferentes ethos respectivamente a elas associadas. Disso resulta que o processo de aprendizado de cultivo das emoções, segundo a cultura afetiva ali em operação, visa o desenvolvimento de um tipo particular de conhecimento, no qual as emoções como a alegria, o êxtase e o amor (alinhadas às regras de sentir praticadas no grupo) são entendidas como sendo complementares à razão, e não como algo em oposição a ela. Abstract: The theme of this thesis is devotional emotion as a form of knowledge in the dynamics of Sankirtana Sul Yatra, the Hare Krishna movement as organized in some of the main cities in southern Brazil. Using auto-ethnography, observant participation in daily rituals and festivals, in-depth interviews with members of the group and also image analysis as methods, we consider that devotion as locally experienced there results from socialization in networks of sustained interdependencies. by practices and values that characterize the affective culture there in a constant process of creation and recreation. To understand this phenomenon, we use the native category 'nectar', or the experience that results from the development of taste that allows us to savor the sweetness considered inherent in devotional practices'. This standardization of practices, bodies and behaviors occurs due to notions of purity and impurity implied in social positions and the different ethos associated with them. It follows that the learning process of cultivating emotions, according to the affective culture in operation there, aims at the development of a particular type of knowledge, in which emotions such as joy, ecstasy and love (aligned with the rules of feeling practiced in the group) are understood to be complementary to, not opposed to, reason.
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- Teses [109]