Diabetes infantil : uma proposta metodológica para alunos portadores dentro da escola
Resumo
Resumo: O diabetes mellitus já é conhecido da humanidade há pelo menos 3 mil anos. De lá para cá, embora não se tenha descoberto a solução definitiva para o problema, nós professores de Educação Física podemos contribuir para uma melhora da qualidade de vida e o quadro clínico destes portadores D. M. durante o tempo que os mesmos se encontram em nossos cuidados. Neste trabalho procurou-se demonstrar através de uma revisão bibliográfica atual, o diabetes infantil e suas particularidades como os principais sintomas presentes no dia a dia, tais como: hipoglecemia. Hiperglicemia, Cetoacidose. Através desse conhecimento específicos do diabetes, nós professores de Educação Física podemos elaborar um programa de atividades educacionais, esportiva, e lúdica no qual envolva estes alunos ao mesmo tempo que os demais, durante as aulas práticas e teóricas de Educação Física. Podemos verificar que a atividade física é um dos componentes essenciais, para o diabético, desde que essas atividades sejam orientada por profissionais capacitados respeitando alguns critérios como: Intensidade, freqüência, duração, e as formas corretas de avaliar cada aluno cujo este trabalho especifica. Podemos verificar que um trabalho físico realizado com padrões de segurança contribui para a melhora do diabetes no qual não oferece risco para os mesmo, bem como as formas de prevenir ou corrigir uma taxa de glicemia alta. O Professor de Educação Física atualmente age como educador, mas exerce uma função primordial na escola que é a de ser também um agente de saúde proporcionado e melhorando a qualidade de vida de seus alunos.
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- Teses & Dissertações [10563]