Mostrar registro simples

dc.contributorLima, Anna Elisa Vigianopt_BR
dc.contributorFukuda, Caroline Aimi Uedapt_BR
dc.contributorSantos, Flávia Bührer dospt_BR
dc.contributorCatucci, Isabellept_BR
dc.contributorMachado, Jenifer Nelianept_BR
dc.contributorD'amico, Maria Angélica Simõespt_BR
dc.contributorSchneider, Pedro Ottmar Benitezpt_BR
dc.contributorSouza, Talisamara da Costapt_BR
dc.contributor.otherPauli, Dayane Rocha de, 1984-pt_BR
dc.date.accessioned2023-01-27T18:25:01Z
dc.date.available2023-01-27T18:25:01Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier9786554580069pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/80826
dc.description"Caderno elaborado pela equipe do Projeto de Extensão Espaços em Comum: práticas artísticas em cerâmica, do curso de Artes Visuais, Universidade Federal do Paraná, de julho a novembro de 2022".pt_BR
dc.descriptionAutores: Anna Elisa Vigiano Lima, Caroline Fukuda, Dayane Rocha de Pauli, Flávia Bührer, Isabelle Catucci, Jenifer Neilane Machado, Maria Angélica D'amico, Talisamara Souzapt_BR
dc.descriptionInclui glossário p. 77pt_BR
dc.description.abstractTendo como foco o ensino e a prática da cerâmica artística, em um espaço de ateliê coletivo, estes encontros permitiram-nos repensar os modos de fazer e de interpretar as ações. A decisão conjunta do grupo de realizar um caderno de proposições surge da conscientização da importância do fazer, tão presente na aprendizagem do ofício técnico da cerâmica. Do mesmo modo, nasce do cruzamento de assuntos cotidianos, que ocorrem nas conversas de roda, nos cafés, ao mencionarmos a nossa vontade de incentivarmos a leitura, de andarmos mais de bicicleta, de promovermos as diversas formas de cultivo e cuidado(das bactérias, fungos, alimentos, plantas, animais), ou, ainda, nos relatos das experiências como docentes e artistas. Estas e outras narrativas foram sendo compartilhadas enquanto modelávamos as peças em cerâmica, reiterando a vontade de comunicar a amplitude dos modos de fazer, que, de fato, não se restringem à repetição mecânica de um gesto técnico. Ao construir objetos, peças e propostas a partir da argila, entramos em contato com um vetor de potência, o da própria terra. Enquanto elemento ativo, quando manipulamos a terra, percebemos como ela reage às temperaturas, modifica as suas cores, neutraliza a nossa energia, em um ir e vir entre o pensamento microscópico e o macroscópico, atuando como elemento catalisador da própria vida. As proposições foram elaboradas a partir de exercícios, de leituras, das dinâmicas, da produção e das discussões sobre os eixos tematicos, organizados com o auxilio de cartografias, em uma metodologia que procura localizar os tracos e as linhas de forca indicativas dos pensamentos, das memorias e dos trajetos relacionados durante este processo. Os nossos interesses passaram a demarcar pontos de aglutinacao, em temas escolhidos pelo grupo, trazendo a tona palavras-chave como: tempo, erro e liberdade, por exemplo. O modo de escrita tem como referencia as proposições artísticas no campo da performance, da literatura, e, também, a reflexão critica sobre o ensino e a prática artística. Com as proposicoes, ampliamos o vocabulário do ateliê de cerâmica, dando atenção às motivações, as afetividades, aos corpos em movimento, ao outro. O termo "proposição" indica-nos um convite, ele nos conduz para uma atenção maior aos gestos, para os movimentos e as matérias. As ações com a argila promovem modelagens diversas a partir de diferentes tipos de corpos que passam a estar em contato, em relação. No último trecho do caderno, temos o registro das mensagens entregues junto com as peças de cerâmica, realizadas intencionalmente como um exercicio de troca entre o grupo. As proposições aqui registradas nos impulsionam para elaboracoes mais livres dos sentidos que atribuimos a prática cerâmica, elas despertam as relações entre o fazer, refletir, observar, narrar e modificar - com a esperança de que esta partilha suscite outras rotas, movimentando aquilo que já parecia estar posto, permitindo, para quem aceitar o convite, a elaboração de novos gestos e o acionamento de outras imagens, formas, corpos, vivências e temporalidadespt_BR
dc.format.extent1 recurso online : digital.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUFPR/DeArtespt_BR
dc.relation.requiresModo de acesso: Internet. Arquivo formato PDFpt_BR
dc.subjectCeramicapt_BR
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectExtensão universitária - Paranápt_BR
dc.titleGestos em comum : caderno de proposições artísticas em cerâmicapt_BR
dc.typeEbookpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples