Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCoelho, Taiane Ritta, 1985-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informaçãopt_BR
dc.creatorGomes, André Luizpt_BR
dc.date.accessioned2023-03-10T16:52:47Z
dc.date.available2023-03-10T16:52:47Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/80783
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Taiane Ritta Coelhopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação. Defesa : Curitiba, 16/08/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Diante do crescimento populacional global e a escassez de recursos diversos, cada vez mais torna-se necessário o desenvolvimento de cidades que otimizem suas geografias, proporcionando uma maior qualidade de vida a população. Frente a problemas de desigualdade social, as principais economias mundiais escolhem o fórum econômico mundial como secretaria da Aliança Global das Cidades Inteligentes do G20, com a responsabilidade de minimizar esses impactos. Em contra partida, oportunidades comerciais geradas em cidades inteligentes atraem muitos investidores e abrem portas para negócios inovadores. Ciente dessas oportunidades, grandes companhias buscam cidades em desenvolvimentos com problemas sociais que possibilitem testar novas soluções tecnológicas replicando de maneira sistemática seus produtos aproveitando mercados com características similares e potencializando seus ganhos. No meio dessas negociações encontra-se o cidadão, que em muitos casos tende a ter suas necessidades tolhidas pelas lutas de interesses entre grandes empresas e diretrizes governamentais, diante disto, é de grande importância que governos garantam percentuais mínimos de atendimento dessas necessidades. Nesse cenário, o maior desafio é conciliar demandas sociais com inovações tecnológicas de maneira que seja possível potencializar o aproveitamento social, além dos benefícios econômicos para uma melhor percepção da sociedade. Atendendo essa pluralidade de fatores a inteligência de mercado, que é considerada parte integrante da inteligência de marketing e uma ramificação da gestão da informação, pode contribuir de forma ativa no planejamento estratégico de uma cidade inteligente, unindo conceitos de marketing territorial, avaliando oportunidades, mapeando demandas e potencializando a utilização dos recursos sociais, priorizando as necessidades do cidadão. Partindo desse ponto e compreendendo que uma cidade inteligente é aquela que promove a interação do conhecimento humano, com infraestrutura urbana utilizando recursos tecnológicos, essa pesquisa busca entender como a inteligência de mercado pode fomentar o empreendedorismo em uma cidade inteligente, combinando diferentes necessidades em prol de objetivos similares. Partindo de uma pluralidade de cenários, a pesquisa passará por três etapas metodológicas que contribuirão para o entendimento da proposta. Na primeira etapa utiliza-se uma busca pelo referencial bibliográfico de maneira sistemática utilizando o methodi ordinatio, na segunda etapa o cruzamento de dados secundários abertos, auxiliando na clusterização das 32 principais cidades inteligentes, identificando o agrupamento estratégico de acordo com as junções dos indicadores. Por fim, na terceira etapa realizamos entrevistas não estruturadas com profissionais atuantes no mercado de inteligência, questionando como seria a melhor aplicação das metodologias de inteligência de mercado para o empreendedorismo de uma cidade inteligente. Como contribuição, o resultado desse percurso metodológico nos apresentou a inteligência de mercado com um processo estruturante que governos podem utilizar-se para entender a demanda de uma sociedade e direcionar agencias de fomentos para desenvolver o cenário empreendedor de uma cidade, como por exemplo as cidades de São Paulo, Curitiba e Campinas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Facing the global population growth and the scarcity of diverse resources, it becomes increasingly necessary to develop cities that optimize their geographies, providing a higher quality of life to the population. Faced with problems of social inequality, the world's major economies choose the world economic forum as the secretariat of the G20 Global Smart Cities Alliance, with the responsibility of minimizing these impacts. Conversely, commercial opportunities generated in smart cities attract many investors and open doors for innovative businesses. According to research conducted by the global institute Mackinsey, it is estimated that the economic impact for new applications to meet the demands arising from Internet of Things (IoT) initiatives in smart cities will reach $3.9 - $11.1 trillion by 2025. Aware of these opportunities, large companies are seeking developing cities with social problems that enable them to test new technological solutions, systematically replicating their products, taking advantage of markets with similar characteristics, and boosting their profits. In the middle of these negotiations is the citizen, who in many cases tends to have his needs hindered by the struggle of interests between large companies and governmental guidelines. In this scenario, the biggest challenge will be how to reconcile social demands with technological innovations in a way that it is possible to potentiate the social utilization, besides the economic benefits for a better perception of society.Given a plurality of scenarios, the research will go through methodological steps that will contribute to the understanding of the proposal. In the first step, there is a step of the search for the bibliographic reference using the method or second step of using open open data, agreeing the auxiliary step of using the 32 main smart cities, identifying the second strategic of indicators. Finally, in the third stage, we conducted unstructured interviews with professionals in the intelligence market, questioning what the best market intelligence methodology would be for the entrepreneurship of a smart city. As a contribution, the result of this methodological path presented us with market intelligence with a process that governments can use to structure themselves to understand the demand of a society and direct funding agencies to develop the entrepreneurial scenario of a city, such as the cities of São Paulo, Curitiba and Campinas.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCidades inteligentespt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectCiência da Informaçãopt_BR
dc.titleAplicação da inteligência de mercado no cenário das cidades inteligentespt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples