Política Kaingang : coletivos entre roças, artesanatos, "projetos", guerras e festas
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Data
2022Autor
Graça, Rodrigo Souza Fontes de Salles
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Resumo: A presente tese visa à análise da política e dos coletivos kaingang a partir da etnografia entre as Terras Indígenas Queimadas e Mococa, Norte do Paraná, em torno de cinco recortes: roças (agricultura), artesanatos, "Projetos", guerras e festas. A hipótese de desenvolvimento é que estes recortes específicos nos fornecem indicativos para abordagem abrangente, contemplando configurações antitéticas: centralização/multiplicidade, institucionalização/amorfia, mobilização/abandono, "interno" / "externo" e dádivas/coerção. Para tanto, recorremos à variação de temporalidade e de escala sociológica como estratégia analítica. Contemplamos a abordagem diacrônica, destacando em narrativas as categorias Kaingang, entre sensível-inteligível, em torno da agricultura e do artesanato, referente ao período de intensa intervenção do Estado nacional (1940 a 1970). A análise sincrônica coloca em destaque a política e os coletivos das roças de toco (masculino) e do fazer/vender artesanato (feminino), passando por aqueles implicados nas execuções de "Projetos" de licenciamento ambiental, nas amplas mobilizações de guerra face a empreendimentos e voltados à retomada de terra, no potlach das Festas do Dia dos Índios. Aportamos entre diferentes relações: da ênfase à parentada (kanhkó) às alteridades dos outros Kaingang, mortos e não indígenas; das reuniões restritas às extensas redes e amplas mobilizações e suas contraefetuações. Neste itinerário, categorias como (multi) dualismo, comensalidade, dádiva, coerção, bem viver, dono e anfitrião são configuradas enquanto camadas articuladoras fornecendo o enlace entre os distintos recortes e a variação temporal e escalar. A partir da construção etnográfica, propomos, em síntese, um modelo etnológico da política kaingang, que denominamos modulações há e kórég, envolvendo, junto aos coletivos, socialidade, economia, categorias kaingang e seus caracteres antitéticos. Abstract: The present thesis aims to analyze kaingang politics and collectives based on the ethnography of the Queimadas and Mococa Indigenous Lands, in the north of Paraná, around five clusters: fields (agriculture), crafts, "projects", war and festivals. The development hypothesis is that these specific clippings provide us with pointers for a comprehensive approach, contemplating antithetical configurations: centralization/multiplicity, institutionalization/amory, mobilization/abandonment, "internal"/"external" and gifts/coherence. To this end, we resort to the variation of temporality and sociological scale as an analytical strategy. We contemplate the diachronic approach, highlighting in narratives the Kaingang categories, between sensible-intelligible, around agriculture and handicraft, referring to the period of intense intervention by the national state (1940 to 1970). The synchronic analysis highlights the politics and collectives of the stump crops (male) and the making/selling of handicrafts (female), passing through those involved in the execution of "Projects" for environmental licensing, in the broad mobilizations of war against enterprises and aimed at the retaking of land, in the potlach of the Indian Day celebrations. We portray different relations: from the emphasis on kin (kanhkó) to the otherness of other Kaingang, dead and non-indigenous; from restricted meetings to extensive networks and broad mobilizations and their counter-effections. In this itinerary, categories such as (multi) dualism, commensality, gift, coercion, well-living, owner and host are configured as articulating layers providing the link between the distinct clippings and the temporal and scalar variation. Based on the ethnographic construction, we propose, in synthesis, an ethnological model of kaingang politics, which we call modulations há and kórég, involving, along with collectives, sociality, economy, kaingang categories and their antithetical characters.
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