Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFonte, Nilce Nazareno da, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherSilva, Lenir Maristela, 1964-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Programa de Pós-Graduação em Agronomia - Produção Vegetalpt_BR
dc.creatorZanmaria, Silvia Leticiapt_BR
dc.date.accessioned2023-02-03T16:06:50Z
dc.date.available2023-02-03T16:06:50Z
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/80719
dc.descriptionInclui apêndicespt_BR
dc.descriptionOrientadora: Nilce Nazareno da Fontept_BR
dc.descriptionCo-orientadora: Lenir Maristela Silvapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Agronomia. Defesa: Curitiba, 29/08/2008.pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e anexospt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Produção vegetalpt_BR
dc.description.abstractResumo: A agricultura mundial é conduzida por um modelo de produção não sustentável, fomentada pelos próprios profissionais da área. Na busca de uma agricultura mais consciente, necessita-se utilizar instrumentos que gerem uma visão integrada e multidimensional da realidade. Isso pode ser alcançado, em parte, pela prática interdisciplinar no ensino. O objetivo deste artigo é apresentar os resultados da pesquisa que analisou a educação profissional na perspectiva da teoria da complexidade para a área agropecuária a partir dos seus fundamentos e do cenário educativo do Centro de Educação Profissional Agrícola Assis Brasil no município de Clevelândia no Sudoeste do Paraná. Observou-se que o pensamento tradicional fragmentado ainda é muito presente e as práticas metodológicas que possibilitam a contextualização do conhecimento são pouco praticadas como propostas de mudança pela comunidade escolar docente da instituição. Como aspecto positivo, há uma percepção sobre a importância do trabalho contextualizado, porém necessita-se ultrapassar a concepção de que a formação técnica deve priorizar somente a dimensão econômica em detrimento às dimensões ética, ambiental, cultural, social e política que fazem parte da sustentabilidade. O desenvolvimento rural sustentável, diante desta análise, ainda está longe de ser entendido, incorporado e preconizado. Isso será possível a partir do entendimento das relações complexas que o permeiam, sendo necessário que o professor e a equipe docente como um todo tenham essa percepção. O educador parece ser o agente principal que possibilitará ao aluno reconhecer o seu próprio caminho para aprender a pensar, a relativizar e a atuar conscientemente na busca pelo DRS.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The world agriculture is lead by a no maintainable production model, fomented by the own professionals of the area. In the search of a more conscious agriculture, it is needed to use instruments to generate an integrated vision and multidimensional of the reality. That can be reached, partly, for the interdisciplinary practice in the education. The objective of this article is to present the results of the research that it analyzed the professional education in the perspective of the theory of the complexity for the agricultural area starting from their foundations and of the educational scenery of the Centro de Educação Profissional Agrícola Assis Brasil, district of Clevelândia in the Southwest of Paraná State. It was observed that the traditional thought fragmented is still very present and the methodological practices that it makes possible the context of the knowledge are little practiced as proposed of change for the educational school community of the institution. As positive aspect, there is a perception on the importance of the work context, however it is needed to cross the conception that the technical formation should prioritize only the economical dimension in detriment to the dimensions ethics, environmental, cultural, social and politics that are part of the sustainability. The maintainable rural development, before this analysis, is still far away from being understood, incorporate and extolled. That will be possible starting from the understanding of the complex relationships that permeate it, being necessary that the teacher and the educational team as a whole have that perception. The educator seems to be the main agent that it will make possible the student to recognize its own road to learn to think, the relation and to act consciously in the search for the MRD.pt_BR
dc.format.extent80f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectEnsino agrícola - Paranápt_BR
dc.subjectAgricultura - Estudo e ensino - Paranápt_BR
dc.subjectEducação para o trabalho - Paranápt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentável - Paranápt_BR
dc.subjectAgronomiapt_BR
dc.titleO cenário do ensino agropecuário no CEEPAB na perspectiva do desenvolvimento rural sustentávelpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples