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    A inserção de práticas integrativas e complementares no contexto da atenção primária à saúde na perspectiva de terapeutas ocupacionais

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    R - D - TISSIANE PAULA ZEM IGESKI.pdf (1.953Mb)
    Data
    2021
    Autor
    Igeski, Tissiane Paula Zem
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: As Práticas Integrativas e Complementares (PIC) são reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde, como ferramenta de cuidado em saúde e têm se expandido mundialmente e no Brasil, especialmente na Atenção Primária. Neste nível de atenção está inserida a Terapia Ocupacional, sendo a profissão que possui o maior número de PIC regulamentadas pelo seu conselho de classe. O objetivo desta pesquisa foi compreender as relações entre a formação profissional, assistência e a gestão das PIC na Atenção Primária à Saúde (APS), sob a perspectiva de terapeutas ocupacionais e da gestão municipal. Esta pesquisa tem caráter qualitativo, exploratório e descritivo, e foi realizada através de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Para a pesquisa de campo utilizou-se da observação participante e de entrevista. A pesquisa foi realizada em um município da Região Metropolitana de Curitiba, durante à pandemia da COVID-19, entre agosto de 2020 e agosto de 2021 e envolveu a participação de cinco terapeutas ocupacionais atuantes na APS e da coordenadora de atenção à saúde. Para análise dos dados, optou-se pela Proposta Operativa de Minayo, que inclui: a ordenação, classificação e análise. Como resultado do processo analítico, a discussão deste trabalho foi organizada em quatro categorias empíricas: (1) A Formação Profissional em Saúde: a inserção das PIC, da graduação à educação permanente em saúde; (2) As PIC na Atenção Primária à Saúde: uma perspectiva de terapeutas ocupacionais; (3) As PIC no enfrentamento da Pandemia Covid-19: entre a assistência, gestão e saúde do trabalhador; e (4) Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares: desafios para Formação, Assistência, Gestão em PIC. Estas categorias estão apresentadas em forma de artigo. Assim, foi possível identificar que a oferta de disciplinas de PIC na graduação favoreceram a busca pela formação em PIC, como educação continuada por terapeutas ocupacionais; que a falta de insumos e estrutura fragilizam a busca pela formação; que as PIC são utilizadas como ferramenta de trabalho pelas terapeutas ocupacionais, de forma complementar aos recursos específicos da profissão, não havendo fluxo específico para assistência das PIC na APS. Compreendeu-se também pelas profissionais e gestora, que existe a necessidade de organização do processo de trabalho, sobre a importância da educação permanente e da educação popular em saúde para o fortalecimento das PIC no âmbito da APS.
     
    Abstract: Traditional Complementary and Integrative Medicine (TICM) are recognized by the World Health Organization as a tool for health care and have expanded worldwide and in Brazil, especially in Primary Care. Occupational Therapy is inserted in this level of care, being the profession that has the largest number of TICM regulated by its class council. The aim of this research was to understand the relationships between professional training, assistance and management of TICM in Primary Health Care (PHC), from the perspective of occupational therapists and municipal management. This research is qualitative, exploratory and descriptive, and was carried out through bibliographic, documentary and field research. For the field research we used participant observation and interviews. The research was carried out in a city in the Metropolitan Region of Curitiba, during the pandemic of the COVID-19, between August 2020 and August 2021 and involved the participation of five occupational therapists working in PHC and the health care coordinator. For data analysis, we opted for Minayo's Operative Proposal, which includes: sorting, classification and analysis. As a result of the analytical process, the discussion of this work was organized in four empirical categories: (1) Professional Training in Health: the insertion of TICM, from graduation to permanent health education; (2) TICM in Primary Health Care: a perspective of occupational therapists; (3) TICM in facing the Covid-19 Pandemic: between assistance, management and worker's health; and (4) National Politics of TICM: challenges for Training, Assistance, Management in TICM. These categories are presented in the form of an article. Thus, it was possible to identify that the offer of TICM subjects in undergraduate courses favored the search for TICM training as continuing education by occupational therapists; that the lack of inputs and structure weaken the search for training; that TICM are used as a work tool by occupational therapists, in a complementary way to the specific resources of the profession, and that there is no specific flow for TICM assistance in PHC. It was also understood by the professionals and manager that there is a need to organize the work process, on the importance of continuing education and popular education in health to strengthen the TICM in PHC.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/80701
    Collections
    • Dissertações [124]

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