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dc.contributor.advisorKusma, Solena Ziemerpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletivapt_BR
dc.creatorJesus, Claudia Schneck dept_BR
dc.date.accessioned2022-12-23T13:35:19Z
dc.date.available2022-12-23T13:35:19Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/80609
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Solena Ziemer Kusmapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Defesa : Curitiba, 22/10/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.51-60pt_BR
dc.description.abstractResumo: A Organização das Nações Unidas definiu o período de 2011 a 2020 como a Década de Ação pela Segurança no Trânsito. O Brasil ocupa a quinta posição entre os países com o maior número de óbitos por Acidentes de Transporte Terrestre. O Estado do Paraná, Brasil, foi alvo do estudo, sendo realizada análise espacial objetivando estabelecer as áreas de maior ocorrência do fenômeno e sua série histórica por um período de 10 anos. Este estudo é observacional ecológico e exploratório, no período de 2007 a 2016, em 39 microrregiões do Estado do Paraná. Foram considerados os dados de óbitos por acidentes de trânsito, conforme a Classificação Internacional de Doenças (CID-10 de V01 a V89) registrados pelo Sistema de Informação de Mortalidade, vinculado ao Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Brasil (DATASUS) e calculadas taxas e risco relativo, construindo mapas coropléticos. Resultou num total de 31.651 óbitos registrados por município de ocorrência pelas causas avaliadas. Dentre os CID mais encontrados estão os que envolvem ocupantes de automóveis, motociclista, pedestre e ciclista em acidente por transporte terrestre. Verificou-se tendência geral de queda após 2012. A taxa por áreas não apresentou dependência espacial pronunciada, havendo uma variação considerável, sendo que a microrregião de Cerro Azul apresentou o menor risco relativo e Campo Mourão apresentou aproximadamente 53,3% de óbitos a mais que o esperado para esta microrregião no período estudado. A estimativa da tendência média anual da microrregião de Curitiba apresentou a maior queda no período e Campo Mourão apresentou a maior tendência de alta. A análise de tendência apontou locais onde as intervenções de políticas públicas mais robustas e ações de fiscalização devem ser revisadas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The United Nations defined the period from 2011 to 2020 as the Decade of Action for Road Safety. Brazil ranks fifth among the countries with the highest number of deaths due to Land Transport Accidents. The State of Paraná, Brazil, was the target of the study, and a spatial analysis was carried out in order to establish the areas of greatest occurrence of the phenomenon and its historical series for a period of 10 years. This study is an observational ecological and exploratory study, from 2007 to 2016, in 39 micro regions of the State of Paraná. Data on deaths from traffic accidents were considered, according to the International Classification of Diseases (ICD-10 from V01 to V89) registered by the Mortality Information System, linked to the Informatics Department of the Brazilian Unified Health System (DATASUS) and rates and relative risk were calculated, building choropleth maps. It resulted in a total of 31,651 deaths registered by municipality of occurrence for the assessed causes. Among the most commonly found CIDs are those involving car occupants, motorcyclists, pedestrians and cyclists in accidents by land transport. There was a general downward trend after 2012. The rate by areas did not show pronounced spatial dependence, with considerable variation, with the Cerro Azul micro region presenting the lowest relative risk and Campo Mourão with approximately 53.3% more deaths than expected for this micro region in the studied period. The estimate of the average annual trend of the micro region of Curitiba showed the biggest drop in the period and Campo Mourão showed the biggest upward trend. The trend analysis pointed to places where the most robust public policy interventions and enforcement actions should be reviewed.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAcidentes de trânsitopt_BR
dc.subjectMortalidadept_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectSaúde Coletivapt_BR
dc.titleAnálise espacial de óbitos por acidentes de trânsito, no estado do Paraná, de 2007 a 2016pt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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