Controle estatístico do processo : desenvolvimento de um protótipo de jogo didático
Visualizar/ Abrir
Data
2017Autor
Bezerra, Marcelle Zacarias Silva Tolentino
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: A tecnificação do trabalho, advinda da globalização, torna o mercado de trabalho mais competitivo e exigente de qualificações e habilidade técnicas bem desenvolvidas. Para atender a estas exigências tem-se a opção de inserção da tecnologia, no ensino superior e treinamentos, no desenvolvimento de ferramentas que simulem situações reais dentro de sala de aula com o objetivo de otimizar o conhecimento teórico. Na área de Engenharia de Produção, uma das mais importantes técnicas utilizadas é o Controle Estatístico do Processo composto por diversas ferramentas que podem ser utilizadas na busca de melhor desempenho e qualidade nos processos produtivos. Portanto, esta dissertação trata do desenvolvimento do protótipo de um jogo didático para otimização do conhecimento teórico de Controle Estatístico do Processo com o apoio das técnicas de design instrucional e gamificação. O protótipo foi desenvolvido de acordo com as etapas da metodologia de desenvolvimento de software e avaliado por discentes do curso de Engenharia de Produção através de resposta a um questionário de avaliação de jogos educacionais. Após a avaliação concluiu-se que a gamificação do ensino é uma boa alternativa para tornar o ensino mais dinâmico e tecnológico e que o protótipo desenvolvido teve avaliação positiva quanto a motivação e aprendizagem, necessitando de estudos e melhorias na experiência do usuário, principalmente nos quesitos de interação e imersão. Abstract: The job technification, coming from globalization, makes the job market more competitive and demanding of well-developed skills and technical skills. In order to develop these requirements, one option is to insert technology in higher education and training, by the development of simulation tools that brings real situations in classroom, optimizing theoretical knowledge. In area of Industrial Engineering, one of the most important techniques used is Statistical Process Control composed of several tools that can be used in the search for better performance and quality in industrial processes. Therefore, this dissertation deals with didactic game prototype development to optimize theoretical knowledge of Statistical Process Control based on instructional design and gamification techniques. The prototype was developed according to stages of software development methodology and evaluated by students of Industrial Engineering course through a survey that evaluate educational games. After the evaluation, it was concluded that gamification is a good alternative to make teaching more dynamic and technological and that the prototype developed had a positive evaluation in motivation and learning requirements, needing studies and improvements in user experience, mainly in interaction and immersion.
Collections
- Dissertações [124]