Como os deputados federais brasileiros usaram as tecnologias digitais na 56ª Legislatura? : perfis de uso, campanha permanente e personalismo
Resumo
Resumo: Introdução: O presente trabalho tem o intuito de refletir sobre o uso de plataformas digitais por agentes políticos durante o exercício dos mandatos. Mais especificamente, a tese propõe a realização de uma análise sobre os usos que os deputados federais brasileiros fazem de suas respectivas redes digitais, destacando as fanpages no Facebook, e estudar os fenômenos da campanha permanente e personalismo político por meio da comunicação online. Para tanto, realiza-se primeiramente um levantamento da presença online dos 513 parlamentares nas redes sociais - utiliza-se, aqui, os dados dos deputados federais da 56ª Legislatura (2019- 2022) - a fim de fornecer um panorama do uso dessas plataformas digitais por esses atores, com a identificação dos casos outliers. Métodos: Para uma análise mais detalhada de características do personalismo político e da campanha permanente, foi feito uma análise do uso das principais redes sociais digitais pelos deputados federais brasileiros. Em seguida, foi realizado um recorte empírico da rede social que apresentou mais parlamentares ativos, o Facebook, e utilizando apenas os parlamentares que se reelegeram para a 56ª Legislatura, para, assim, perceber os perfis de uso da fanpage em diferentes momentos do mandato: eleições estaduais e federais (2018), ano não-eleitoral (2019) e eleições municipais (2020). Ao todo, a análise abrangeu 221 parlamentares e 304.263 posts. Por fim, utiliza-se a análise de conteúdo nas fanpages de 5 deputados para aplicação e uma tipologia para o personalismo político e estudo de gestão de imagem Resultados: Os achados apontam para uma comunicação política online que promove um exercício constante da estratégia de "mostrar serviço" para os seguidores através do Facebook, mais do que isso, apresenta um foco da comunicação política em apresentar uma atuação parlamentar individualizada, reforçando um personalismo voltado para o campo profissional. Discussão: Espera-se contribuir para o campo de pesquisa ao propor uma discussão de indicadores empíricos para o estudo dos fenômenos de campanha permanente e personalismo político a partir da análise da comunicação política online, bem como sobre o uso das redes digitais por parlamentares de diferente perfil. A comunicação política online entre representantes e representados acontece de maneira e instantânea por intermédio de plataformas privadas que usam algoritmos para maximizar seus próprios lucros. A principal forma de uso tem sido a transmissão da própria imagem, com vínculos institucionais e partidários enfraquecidos, e até mesmo inexistente em alguns casos, na comunicação estabelecida por meio das fanpages. Abstract: Introduction: The present work aims to reflect on the use of digital platforms by political agents during the exercise of their mandates. More specifically, the thesis proposes to carry out an analysis of the uses that Brazilian federal deputies make of their respective digital networks, highlighting the fanpages on Facebook, and to study the phenomena of permanent campaign and personalization of politics through online communication. To this end, a survey of the online presence of the 513 parliamentarians on social networks is first carried out - data from federal deputies of the 56th Legislature (2019-2022) are used here - in order to provide an overview of the use of these digital platforms by these actors, with the identification of outlier cases. Methods: For a more detailed analysis of the characteristics of personalization of politics and the permanent campaign, Brazilian federal deputies made an analysis of the use of the main digital social networks. Then, an empirical cut was made of the social network that presented more parliamentarians that are active, Facebook, and using only the parliamentarians who were reelected to the 56th Legislature, in order to understand the profiles of use of the fanpage at different times of the mandate: state and federal elections (2018), non-election year (2019) and municipal elections (2020). In all, the analysis covered 221 parliamentarians and 304,263 posts. Finally, content analysis is used in the fanpages of 5 deputies for application and a typology for personalization of politics and image management study. Results: The findings point to an online political communication that promotes a constant exercise of the strategy of "showing service" to followers through Facebook, more than that, it presents a focus of political communication in presenting an individualized parliamentary action, reinforcing a personalization aimed at the professional field. Discussion: This work contribute to the research field by proposing a discussion of empirical indicators for the study of the phenomena of permanent campaign and personalization of politics from the analysis of online political communication, as well as on the use of digital networks by parliamentarians of different profile. Online political communication between representatives and represented happens instantaneously through private platforms that use algorithms to maximize their own profits. The main form of use has been the transmission of the image itself, with weakened institutional and partisan ties, and even non-existent in some cases, in the communication established through fanpages.
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