Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHonesko, Vinícius Nicastro, 1981-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.creatorOliveira, Michele Souza dept_BR
dc.date.accessioned2022-12-02T13:14:13Z
dc.date.available2022-12-02T13:14:13Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/80355
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Vinicius Nicastro Honeskopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa : Curitiba, 19/09/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 171-175pt_BR
dc.description.abstractResumo: O cinema indiano mainstream em hindi funciona como um grande mediador e produtor do imaginário cultural e visual da Índia contemporânea. Ele acompanhou a história do subcontinente no mundo pós-colonial, que vem sendo agitado por novas políticas e pelas consequências sociais da Partilha da Índia em 1947. Entre as narrativas cinematográficas recentes se encontra Padmaavat (2018), um épico que conta a história da lendária rainha hindu homônima que cometeu o ritual de autoimolação para não ser capturada pelo vilão, o sultão de Delhi Alauddin Khalji. O filme apresenta uma versão da história alinhada com o nacionalismo hindu, em função disso, nessa pesquisa buscamos compreender como se deu a construção dessa narrativa e seu tensionamento com a história da jovem nação indiana, apontando para um entrelaçamento da formação da soberania nacional com as normas de gênero. Para tal, utilizaremos como base teórica os autores Veena Das, Ramya Sreenivasam, Jacques Derrida, Arjun Appadurai, entre outros.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The mainstream Indian cinema in Hindi works as a great mediator and producer of the cultural and visual imagery of contemporary India. It followed the history of the subcontinent in the post-colonial world, which has been shaken by new politics and the social consequences of the Partition of India in 1947. Among the recent cinematographic narratives we have Padmaavat (2018), an epic that tells the story of the legendary eponymous Hindu queen who committed the ritual of self-immolation to avoid being captured by the villain, the Sultan of Delhi Alauddin Khalji. The film presents a version of the story aligned with Hindu nationalism, as a result, in this research we seek to understand how the construction of this narrative took place and how it tensioned with the history of the young Indian nation, pointing to the relationship with the formation of national sovereignty with the gender norms. With that aim, we will use as a theoretical basis the authors Veena Das, Ramya Sreenivasam, Jacques Derrida, Arjun Appadurai, among others.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectHinduismopt_BR
dc.subjectIndia - Históriapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.titlePadmaavat (2018) : a construção de identidades religiosas e nacionais a partir da história de uma rainha hindupt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples