Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCampos, Wagner dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Educação Física Escolarpt_BR
dc.creatorSantos, Susi Cristina dospt_BR
dc.date.accessioned2022-11-24T19:22:35Z
dc.date.available2022-11-24T19:22:35Z
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/80267
dc.descriptionOrientador: Wagner de Campospt_BR
dc.descriptionMonografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Especialização em Educação Física Escolarpt_BR
dc.description.abstractResumo: A Educação Física Escolar, passa por várias crises de identidade. E no meio destas crises, as aulas nas escolas públicas de Curitiba, em relação a Educação Física, não estão sendo eficazes no que diz respeito ao desenvolvimento afetivo, motor e cognitivo das crianças de 1o e 2o ciclo (6-10 anos). Surgiu então, a necessidade de buscar uma metodologia de trabalho, que auxilie os professores da área, pois muito se encontra sobre as diversas teorias pedagógicas, mas há pouca explicação de como trabalhá-las na escola e qual a melhor maneira de se utilizar do espaço da Educação Física para um bom desenvolvimento do educando. A partir destes questionamentos buscou-se realizar uma fundamentação teórica sobre as principais metodologias de ensino na Educação Física Escolar (Tecnicista, Psicomotora, Construtivista, Crítico-Superadora e Desenvolvimentista); e dentre estas a que mais se identificou aos objetivos que se pretendia alcançar foi a Abordagem Desenvolvimentista, que aqui foi explicitada detalhadamente, desde o conceito de desenvolvimento, as características das crianças de 6 a 10 anos de idade, as categorias de movimentos, as áreas de conteúdo entre outros para enfim formular uma proposta metodológica dentro da abordagem desenvolvimentista de trabalho, onde o foco principal seja o movimento humano e não as áreas do conhecimento como normalmente se vê nas escolas em geral. Este trabalho ao ser realizado na escola de ensino fundamental busca oportunizar aos alunos o máximo de variedade de atividades para um mesmo objetivo, explorando sempre os movimentos com o próprio corpo e com a exploração de diversos materiais, dando a oportunidade a todos para que adquiram um bom acervo motor dentro do âmbito escolar.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação física para criançaspt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento motor - Criançaspt_BR
dc.titleProposta metodológica desenvolvimentista para a Educação Física escolar no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples