dc.contributor.advisor | Campos, Wagner de | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Educação Física Escolar | pt_BR |
dc.creator | Santos, Susi Cristina dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-11-24T19:22:35Z | |
dc.date.available | 2022-11-24T19:22:35Z | |
dc.date.issued | 2004 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/80267 | |
dc.description | Orientador: Wagner de Campos | pt_BR |
dc.description | Monografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Especialização em Educação Física Escolar | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A Educação Física Escolar, passa por várias crises de identidade. E no meio destas crises, as aulas nas escolas públicas de Curitiba, em relação a Educação Física, não estão sendo eficazes no que diz respeito ao desenvolvimento afetivo, motor e cognitivo das crianças de 1o e 2o ciclo (6-10 anos). Surgiu então, a necessidade de buscar uma metodologia de trabalho, que auxilie os professores da área, pois muito se encontra sobre as diversas teorias pedagógicas, mas há pouca explicação de como trabalhá-las na escola e qual a melhor maneira de se utilizar do espaço da Educação Física para um bom desenvolvimento do educando. A partir destes questionamentos buscou-se realizar uma fundamentação teórica sobre as principais metodologias de ensino na Educação Física Escolar (Tecnicista, Psicomotora, Construtivista, Crítico-Superadora e Desenvolvimentista); e dentre estas a que mais se identificou aos objetivos que se pretendia alcançar foi a Abordagem Desenvolvimentista, que aqui foi explicitada detalhadamente, desde o conceito de desenvolvimento, as características das crianças de 6 a 10 anos de idade, as categorias de movimentos, as áreas de conteúdo entre outros para enfim formular uma proposta metodológica dentro da abordagem desenvolvimentista de trabalho, onde o foco principal seja o movimento humano e não as áreas do conhecimento como normalmente se vê nas escolas em geral. Este trabalho ao ser realizado na escola de ensino fundamental busca oportunizar aos alunos o máximo de variedade de atividades para um mesmo objetivo, explorando sempre os movimentos com o próprio corpo e com a exploração de diversos materiais, dando a oportunidade a todos para que adquiram um bom acervo motor dentro do âmbito escolar. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação física para crianças | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento motor - Crianças | pt_BR |
dc.title | Proposta metodológica desenvolvimentista para a Educação Física escolar no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |