Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRechia, Simone, 1964-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.creatorAssis, Talita Stresser dept_BR
dc.date.accessioned2022-11-03T14:08:50Z
dc.date.available2022-11-03T14:08:50Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/79909
dc.descriptionOrientadora: Simone Rechiapt_BR
dc.descriptionMonografia (Licenciatura) – Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Educação Física.pt_BR
dc.description.abstractResumo : A dança enquanto manifestação corporal relaciona-se com a cultura, o lazer, a religião, o trabalho. Infere-se, a partir disso, que é no âmbito do lazer que essa cultura corporal pode ser potencializada e vivenciada de forma mais significativa a para os sujeitos. Dessa forma, faz-se necessário a criação de políticas públicas que atendam as demandas dessa cultura corporal. Um exemplo desse tipo de política pública é o "Dança Curitiba" da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Curitiba, que se caracteriza por apresentações de dança de grupos amadores, pré-profissionais e profissionais realizadas em espaços públicos da cidade, proporcionando à comunidade o lazer contemplativo. O presente estudo buscou problematizar essa temática, entendendo ser relevante analisar como aconteceram as transformações do "Dança Curitiba" desde que foi criado e quais foram os fatos que demarcaram essas mudanças. Para tanto, essa pesquisa tem como objetivos específicos: buscar referenciais teóricos sobre a temática; localizar fatos históricos nos documentos do "Dança Curitiba"; buscar informações sobre o tema a partir de entrevistas com gestores do "Dança Curitiba"; e analisar, a partir dos dados dos documentos e entrevistas, as transformações do "Dança Curitiba". Partiu-se de uma abordagem qualitativa envolvendo quatro etapas, sendo a primeira referente a uma revisão de literatura sobre a temática em questão. Na segunda etapa identificou-se os documentos do "Dança Curitiba", e a partir disso foram localizados os fatos históricos deste programa. Na terceira etapa foram realizadas entrevistas com gestores do "Dança Curitiba". A quarta e última etapa se caracterizou por analisar, a partir dos dados dos documentos e entrevistas, as transformações do "Dança Curitiba". Os dados obtidos apontam para algumas mudanças do programa, principalmente em relação aos espaços de desenvolvimento e as modalidades e grupos participantes. A mudança dos espaços foi ocasionada por conta de vários aspectos, são eles: uma lei que proibiu o uso de parques e praças de Curitiba, a infra-estrutura de alguns espaços que não permitiam mais a realização de eventos do programa Dança Curitiba e a instabilidade climática de Curitiba desfavorece a realização de eventos ao ar livre. Em relação à mudança de modalidades e grupos, infere-se que aconteceu devido ao elemento da indústria cultural, pois ao longo dos anos houve uma extinção de determinadas modalidades e um grande aumento de outras modalidades, sempre vinculadas aos conteúdos apresentados pela comunicação de massa, principalmente a televisão. Nesse sentido, infere-se que essas mudanças podem restringir o público que assiste aos eventos do programa, assim como dificultar seu acesso. No entanto, percebe-se que há brechas nessas relações e ainda existem grupos tradicionais que resistem à lógica da indústria cultural, fortalecendo assim a "vida" de diversas culturas.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectLazerpt_BR
dc.titleAs mudanças do programa dança Curitiba : relações entre espaço, cultura e lazerpt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples