Confessionalidade e racionalidade na organização - caso PUC/PR
Resumo
Resumo: A PUC/PR é uma Instituição de Ensino Superior Confessional, a qual possui uma racionalidade organizacional que deve ser voltada para a educação e simultaneamente para valores confessionais. Nesse momento surge a problemática de como isso ocorre, em que medida a racionalidade é orientada a valor e, ou a fins. Qual a orientação prioritária, valores ou educação. As fontes utilizadas para pesquisa foram entrevistas com os membros da instituição, análise de documentos institucionais, análise de discurso, observação. "Confessionalidade e Racionalidade na Organização, caso PUC/PR" é um trabalho que se fundamenta na obra de Max Weber (1996), "A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo" e no método compreensivo. A pesquisa mostrou que na racionalidade da instituição prevalece a orientação a valores confessionais. A confessionalidade é o fundamento das ações organizacionais. Isso ocorre através de um " ethos cultural-religioso", denominação dada à cultura organizacional da instituição. Esse "ethos cultural-religioso" proveniente da confessionalidade institucional é o eixo institucional, tanto estabelece limites para a eficácia do objetivo educacional como proporciona uma racionalidade organizacional que ameniza os conflitos. Abstract: PUC/PR is a Confessional Superior Education Institution, which has an organization rationality that must be faced to education and simultaneously to confessional values. At this moment it emerges the problematic of how it occurs, in which measurement rationality is directed to value and, or to purposes. What is the prioritary orientation: values or education? Resources used to research were interviews with members of the institution, analysis of institutional documents, analysis of speech, observation. "Confessionality and Rationality in Organization, case PUC/PR" is a work that bases itself on Max Weber's work(1996), "Protestant Ethic and the Spirit of Capitalism" and in the comprehensive method. The research showed that in the rationality of the institution prevails the orientation to confessional values. Confessionality is the base of organization's action. It occurs through an "ethos religious-cultural", denomination given to organizational culture of the institution. This "ethos religious-cultural" institutional confessionality is the institutional axle, as it sets up limits for the efficacy of the educational objective as it provides an organizational rationality that assuages the conflicts
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