Professores de educação física e suas histórias de vida : análise sobre a formação continuada
Resumo
Resumo : o presente texto trata-se de uma analise das trajetérias de vida de dois professores de Educaçao Fisica participantes do Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE, um programa de formaçao continuada desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educaçao - SEED, do Parana. O intento da pesquisa é aferir, pela analise das histérias de vidas destes professores, quais foram os aspectos decisivos que os motivaram a ingressar no referido programa, com vias a analisar elementos da identidade profissional dos professores envolvidos. De inicio, sao apresentados os elementos da vida pessoal da autora que acabaram por constituir o interesse por tal tematica. Posteriormente, o texto trata de fundamentar o método de pesquisa utilizado, o biografico, realizando conex6es com a tematica da formaçao de professores, salientando especificamente produç6es da area da Educaçao Fisica. O PDE, enquanto politica publica de formaçao de professores da Rede de Ensino do Estado do Parana ocupa um capitulo do trabalho, contendo a sua contextualizaçao histérica e detalhamento de sua execuçao. Em um momento seguinte, passa-se à analise das histérias de vida dos professores, recolhidas por meio de um roteiro semi-estruturado de entrevista. Nesse momento discute-se a hipétese de que os aspectos estritamente profissionais, ligados à questao do aumento salarial, sao insuficientes para explicar o interesse dos professores em ingressarem no programa acima referido.
Collections
- Teses & Dissertações [9585]