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dc.contributor.advisorBento, Paulo Cesar Barauce, 1963-pt_BR
dc.contributor.authorTozin, Kelly Christina, 1992-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.date.accessioned2022-10-17T16:50:05Z
dc.date.available2022-10-17T16:50:05Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/79584
dc.descriptionOrientador: Paulo Cesar Barauce Bentopt_BR
dc.descriptionMonografia (Licenciatura) – Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Educação Física.pt_BR
dc.description.abstractResumo : Surf é uma prática esportiva em meio aquático, comumente realizada no mar enquadrado em uma categoria nomeada de esportes radicais. Sua prática consiste basicamente no ato de se planar ou deslizar sobre a onda do mar, acompanhando o sentido da mesma. Sua prática exige grande capacidade física, desempenho motor, criatividade, entre outras características, pois o praticante da modalidade deve se enquadrar às condições naturais do mar a qual está surfando. O surf Indoor ou "surf na piscina" é uma prática recente aqui no Brasil. Existem relatos que ela iniciou em Santos em 1998, esta consiste em adaptar os movimentos técnicos do surf para piscina, visando seu aprendizado, aprimoramento e preparação física, para melhoria da pratica no mar. Considerando que muitos adeptos ao surf só conseguem pratica-lo na praia aos finais de semana e feriados, gera-se a necessidade de um treinamento especifico e eficaz com uma metodologia adequada para melhorar o desempenho do atleta quando este for realizar a prática na praia. O objetivo deste estudo foi revisar os aspectos técnicos, físicos e fisiológicos envolvidos na prática do surf e com base na revisão de literatura, discutir e apresentar uma metodologia de ensino da prática do surf em piscina para adultos. Para a aprendizagem do surf é necessário que o praticante desenvolva uma série de domínios técnicos que tornarão a prática mais eficaz. Desta forma, serão discutidos os seguintes aspectos: a remada, o peixinho (ato de passar por baixo da onda), sentar na prancha e o Drop (surfar, deslizar sobre a onda). O surf é uma modalidade bastante diversificada, sendo necessária a utilização de várias capacidades motoras, são elas: resistência aeróbica, resistência muscular localizada, equilíbrio dinâmico, flexibilidade, agilidade, forças dinâmica e de explosão. O surf exige tanto um condicionamento aeróbio (durante a remada) como anaeróbio (para entrar na onda e realizar manobras explosivas), sendo que sua predominância irá depender das condições do mar e objetivos do surfista. A presente proposta metodológica foi estruturada com base nos tópicos anteriormente apresentados na revisão de literatura que destacaram os aspectos técnicos motores, físicos motores e fisiológicos. Considerando as informações ali apresentadas e utilizando-as para fundamentação na prática, para a realização de exercícios que sejam condizentes com a teoria e que atendam as expectativas exigidas pelos atletas. Assim esta proposta divide por etapas o aprendizado, desde o primeiro contato como meio liquido, as primeiras braçadas, o primeiro contato com a prancha e o inicio da pratica do surf e suas particularidades. Estudos experimentais devem ser conduzidos para avaliar a eficácia da presente proposta na aprendizagem, no desenvolvimento e treinamento do surf na piscina. Da mesma forma a transferência das habilidades desenvolvidas na piscina para a prática em condições reias (no mar) deve ser testada experimentalmente.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectSurfe - Treinamentopt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectEducaçao fisica - Esportespt_BR
dc.titleMetodologia de ensino para o surf indoorpt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


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