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dc.contributor.advisorDória, Gustavo Manoel Schier, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherFernandes, Maria Nilvane, 1974-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescentept_BR
dc.creatorLaskoski, Lorena Mariapt_BR
dc.date.accessioned2023-01-26T16:00:09Z
dc.date.available2023-01-26T16:00:09Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/79488
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Gustavo Manoel Schier Dóriapt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Profa. Dra. Maria Nilvane Fernandespt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Criança e do Adolescente. Defesa : Curitiba, 28/08/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 54-60pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Promoção da Saúde da Criança e do Adolescente / Psiquiatria da Infância e Adolescênciapt_BR
dc.description.abstractResumo: Adolescente em conflito com a lei é tema bastante discutido em diversas pesquisas no mundo. Além disso, é bastante debatido na mídia, principalmente pelo alto índice de atos infracionais cometidos por esses jovens, e em alguns casos, pela gravidade desses atos. Além das infrações, esses adolescentes apresentam grandes taxas de abandono escolar e uso de drogas. Há vários fatores de risco ligados a comportamento inadequados, tais como pouco apoio social, ser oriundo de classes sociais menos favorecidas, de famílias mais numerosas, educação recebida por seus pais. Os estilos parentais é a maneira como os pais educam seus filhos, e possuem dois fatores: exigência e responsividade. A maneira como os pais educam seus filhos podem estar relacionadas com a prática de comportamentos inadequados, tais como os atos infracionais. Há também correlações entre os estilos parentais e as emoções morais ou emoções autoconscientes. As emoções morais, como vergonha, orgulho e culpa, contribuem no controle de comportamentos não aceitos socialmente. A Tese está organizada em quatro artigos, os quais tiveram como objetivos: 1) analisar o perfil do adolescente em conflito com a lei; 2) conhecer as motivações que os levaram a abandonar a escola; 3) distinguir entre os dois grupos a maneira como os adolescentes experienciam as emoções orgulho, vergonha e culpa; 4) verificar as possíveis correlações entre as emoções morais com os estilos parentais, diferenciando entre os dois grupos. Participaram do estudo 462 estudantes brasileiros, divididos em grupo de estudo, sendo eles 219 do grupo de adolescentes em conflito com a lei (36 do sexo feminino), e 243 do grupo de adolescentes não infratores (grupo comparação) sendo 45 do sexo feminino. Todos responderam um questionário contendo questões sociodemográficas, escalas de estilos parentais percebidos e de emoções morais. O primeiro artigo verificou diferenças significativas no grupo dos adolescentes em conflito com a lei, sendo que nesse grupo foram encontradas: precocidade de o primeiro uso de drogas, maior quantidade de drogas já usadas, baixa escolaridade dos pais, família mais numerosa, maior quantidade de pais biológicos separados, ocasionando assim mais recasamentos ou famílias monoparentais. O segundo artigo verificou os motivos de os adolescentes em conflito com a lei terem abandonado a escola, que em grande parte ocorreu, para os meninos durante os sextos e sétimos anos, e para as meninas entre o sétimo e oitavos anos do Ensino Fundamental. Houve os relatos dos seguintes motivos: o "crime", amizades ou más companhias e dificuldades de aprendizagem. O terceiro artigo encontrou que os adolescentes que cometeram atos infracionais apresentaram médias mais altas no Fator Arrependimento da Culpa e também nas duas dimensões de Orgulho: Autêntico e Arrogante. O quarto artigo verificou que a dimensão exigência foi maior no grupo de adolescentes que não haviam praticado atos infracionais, tanto para pai quanto para mãe. Além disso, o estilo parental percebido mais presente entre os adolescentes do sexo masculino que cometeram atos infracionais foi o negligente. O estudo também encontrou correlação significativa e negativa entre o fator Arrependimento de Culpa e o Orgulho Autêntico com o estilo negligente para os meninos do grupo de estudos. Não foram encontradas diferenças significativas de vergonha entre os grupos. Os resultados detalham fatores de risco que estão ligados a comportamentos inadequados e que podem ser usados tanto para prevenir quanto diminuir a reincidência do ato infracional.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Adolescents in conflict with the law is a subject widely discussed in several researches around the world. In addition, it is widely debated in the media, mainly because of the high rate of infractional acts committed by these young people, and in some cases, because of the gravity of these acts. Besides the infractions, these adolescents present high rates of school dropout and drug use. There are several risk factors linked to inadequate behavior, such as little social support, coming from less favored social classes, from larger families, education received by their parents. Parental styles are the way parents educate their children, and have two factors: demand and responsiveness. The way parents educate their children can be related to the practice of inappropriate behaviors, such as acts of infraction. There are also correlations between parental styles and moral emotions or self-conscious emotions. Moral emotions such as shame, pride, and guilt contribute to the control of socially unacceptable behavior. The Thesis is organized in four articles, which had as objectives: 1) to analyze the profile of the adolescents in conflict with the law; 2) to know the motivations that led them to abandon school; 3) to distinguish between the two groups the way the adolescents experience the emotions pride, shame, and guilt; 4) to verify the possible correlations between moral emotions and parental styles, differentiating between the two groups. A total of 462 Brazilian students participated in the study, divided in study groups: 219 from the group of adolescents in conflict with the law (36 female), and 243 from the group of non-infringing adolescents (comparison group), 45 of whom were female. All of them answered a questionnaire containing sociodemographic questions, scales of perceived parenting styles and moral emotions. The first article verified significant differences in the group of adolescents in conflict with the law, and in this group were found: precocity of the first use of drugs, higher amount of drugs already used, low education of parents, larger family, higher amount of separated biological parents, thus causing more remarriages or single parent families. The second article verified the reasons why adolescents in conflict with the law dropped out of school, which mostly occurred for boys during the sixth and seventh grades, and for girls between the seventh and eighth grades of elementary school. The following reasons were reported: "crime," friendships or bad company, and learning difficulties. The third article found that adolescents who committed infractional acts presented higher averages in the Guilt Regret Factor and also in the two dimensions of Pride: Authentic and Arrogant. The fourth article verified that the Demanding dimension was higher in the group of adolescents who had not committed infractional acts, for both father and mother. In addition, the perceived parenting style most present among male adolescents who had committed infractional acts was the neglectful one. The study also found significant and negative correlation between the factor Guilt Regret and Authentic Pride with the negligent style for the boys in the study group. No significant differences in shame were found between the groups. The results detail risk factors that are linked to inappropriate behaviors and that can be used both to prevent and diminish the reoccurrence of the infraction act.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languageMultilinguapt_BR
dc.languageTexto em português e inglêspt_BR
dc.languageporengpt_BR
dc.subjectComportamento do adolescentept_BR
dc.subjectAdolescentes - Uso de drogaspt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectPediatriapt_BR
dc.titleAdolescente em conflito com a lei : perfil sociodemográfico, drogadição, abandono escolar, emoções morais e estilos parentaispt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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