dc.contributor.advisor | Czajka, Rodrigo, 1976- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia | pt_BR |
dc.creator | Faria Júnior, Walmir José Braga de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-11-03T17:26:07Z | |
dc.date.available | 2022-11-03T17:26:07Z | |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/79486 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Czajka | pt_BR |
dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Defesa : Curitiba, 29/04/2022 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências: p. 272-281 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Esta tese investiga como se articulam a trajetória social e a obra do poeta Ferreira Gullar no período 1947-1954, e o que esta análise revela sobre fatores sociais e culturais mais amplos. Dessa maneira, a pesquisa se desenvolve mediante algumas trocas entre os Estudos Literários e a Sociologia, utilizando as contribuições de autores como Raymond Williams, Antonio Candido, Pierre Bourdieu e Gisèle Sapiro. A estratégia de resgatar a trajetória social do autor contribuiu para dar legibilidade aos seus dois primeiros livros de poesia, Um pouco acima do chão (1949) e A Luta Corporal (1954). Além disso, ao incorporar a forma destas obras à análise, também foi possível apreender parte da série de relações sócio-históricas que nelas foram concretizadas. Ao reconstruir a trajetória de Gullar em São Luís/MA, cidade de origem do poeta, foi possível verificar que, tal como outros intelectuais, ele colaborou para capilarizar a dominação da classe dominante local sobre espaços relevantes da vida social e para rotinizar símbolos em sintonia com tais interesses. Analogamente, Um pouco acima do chão, o livro de estreia do autor, revelou-se um terreno fértil para perceber a relação ambivalente de Ferreira Gullar com tal atmosfera social e seu ambiente literário, isso seja pelo fato de o autor contribuir na recriação da tradição poética herdada, pela convenção romântica adotada, seja pelo escritor romper com tal parâmetro ao fim do livro. Além disso, as conexões do jovem poeta com a elite local, assim como o seu vínculo com uma roda de intelectuais que orbitava entre o Rio de Janeiro e São Luís, mostraram-se relevantes para se compreender como ele pôde se estabelecer no Rio de Janeiro. Na então Capital Federal, o autor passou a cultivar laços com o intelectual Mário Pedrosa, e com o círculo de amigos, artistas e intelectuais que girava ao redor do crítico de arte e que, no início dos anos de 1950, passou a ser conhecido como o Grupo Frente. Ao analisar esta formação cultural, foi possível registrar, entre outras coisas, como os vínculos entre Gullar, Pedrosa e o círculo são essenciais para se entender como o primeiro pôde se reinventar como poeta, havendo um considerável contraste entre a tradição (re)inventada em seu primeiro livro e as inovações vistas cinco anos depois em A Luta Corporal. Além do mais, argumentamos que o mergulho anterior de Gullar na tradição e sua dedicação em recriá-la foram tarefas fundamentais para que o autor pudesse depois se reinventar como um poeta inovador. Esta veloz travessia entre a tradição e a inovação estava relacionada à sociedade em mudança do período, com suas transformações e continuidades, ambivalências e contradições, e à mutação em curso da classe social intermediária a que o jovem escritor pertenceu. Vale destacar, ainda, que a análise da forma de Um pouco acima do chão e de A Luta Corporal mostrou-se relevante para se verificar o valor heurístico do livro de poesia como fonte para a Sociologia, ao trazer à luz as respostas profundas do jovem escritor ao modo de vida concreto e possibilitar uma outra leitura da sociedade da época. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This thesis investigates how the social trajectory and the work of the poet Ferreira Gullar in the period 1947-1954 are articulated, and what this analysis reveals about broader social and cultural factors. In this way, the research is developed through some exchanges between Literary Studies and Sociology, using the contributions of authors such as Raymond Williams, Antonio Candido, Pierre Bourdieu and Gisèle Sapiro. The strategy of rescuing the author's social trajectory contributed to give legibility to his first two poetry books, A little above the ground (1949) and A Luta Corporal (1954). Furthermore, by incorporating the form of these works into the analysis, it was also possible to apprehend part of the series of socio-historical relationships that were concretized in them. By reconstructing Gullar's trajectory in São Luís/MA, the poet's city of origin, it was possible to verify that, like other intellectuals, he collaborated to capillarize the domination of the local dominant elite over relevant spaces of social life and to routinize symbols in tune with such interests. Similarly, A little above the ground, the author's debut book, proved to be fertile ground for perceiving Ferreira Gullar's ambivalent relationship with such a social atmosphere and his literary environment, that is because the author contributed to the recreation of tradition inherited poetics, by the romantic convention adopted, or by the writer breaking with such parameter at the end of the book. In addition, the young poet's connections with the local elite, as well as his link with a circle of intellectuals that orbited between Rio de Janeiro and São Luís, proved to be relevant to understand how he was able to establish himself in Rio de Janeiro. In the then Federal Capital, the author began to cultivate ties with the intellectual Mário Pedrosa, and with the circle of friends, artists and intellectuals that revolved around the art critic and who, in the early 1950s, came to be known as the Front Group. By analyzing this cultural formation, it was possible to register, among other things, how the links between Gullar, Pedrosa and the circle are essential to understand how the former could reinvent himself as a poet, with a considerable contrast between the (re)invented tradition in his first book and the innovations seen five years later in A Luta Corporal. Furthermore, we argue that Gullar's previous immersion in tradition and his dedication to recreating it were fundamental tasks for the author to later reinvent himself as an innovative poet. This swift crossing between tradition and innovation was related to the changing society of the period, with its transformations and continuities, ambivalences and contradictions, and the ongoing mutation of the intermediate social class to which the young writer belonged. It is also worth mentioning that the analysis of the form of A little above the ground and A Luta Corporal proved to be relevant to verify the heuristic value of the poetry book as a source for Sociology, by bringing to light the profound responses of the young man. writer to the concrete way of life and enable another reading of the society of the time. | pt_BR |
dc.description.abstract | Résumé: Cette thèse étudie comment s'articulent la trajectoire sociale et l'oeuvre du poète Ferreira Gullar dans la période 1947-1954, et ce que cette analyse révèle sur des facteurs sociaux et culturels plus larges. Ainsi, la recherche se développe à travers des échanges entre les études littéraires et la sociologie, en utilisant les contributions d'auteurs tels que Raymond Williams, Antonio Candido, Pierre Bourdieu et Gisèle Sapiro. La stratégie de sauvetage de la trajectoire sociale de l'auteur a contribué à rendre lisibles ses deux premiers recueils de poésie, Un peu au-dessus du sol (1949) et A Luta Corporal (1954). De plus, en incorporant la forme de ces oeuvres dans l'analyse, il a également été possible d'appréhender une partie de la série des relations socio-historiques qui s'y concrétisent. En reconstituant la trajectoire de Gullar à São Luís/MA, ville d'origine du poète, il a été possible de vérifier qu'à l'instar d'autres intellectuels, il a collaboré à capillariser la domination de l'élite dominante locale sur les espaces pertinents de la vie sociale et à routiniser les symboles au diapason avec de tels intérêts. De même, Un peu audessus du sol, le premier livre de l'auteur, s'est avéré être un terrain fertile pour percevoir la relation ambivalente de Ferreira Gullar avec une telle atmosphère sociale et son environnement littéraire, c'est-à-dire parce que l'auteur a contribué à la recréation d'une poétique héritée de la tradition, par la convention romantique adoptée, ou par l'écrivain rompant avec un tel paramètre à la fin du livre. De plus, les liens du jeune poète avec l'élite locale, ainsi que son lien avec un cercle d'intellectuels qui gravitaient entre Rio de Janeiro et São Luís, se sont avérés pertinents pour comprendre comment il a pu s'établir à Rio de Janeiro. Dans la capitale fédérale d'alors, l'auteur a commencé à cultiver des liens avec l'intellectuel Mário Pedrosa, et avec le cercle d'amis, d'artistes et d'intellectuels qui tournaient autour du critique d'art et qui, au début des années 1950, est devenu connu sous le nom de Groupe Front. . En analysant cette formation culturelle, il a été possible d'enregistrer, entre autres, comment les liens entre Gullar, Pedrosa et le cercle sont essentiels pour comprendre comment le premier a pu se réinventer en tant que poète, avec un contraste considérable entre le (ré)inventé tradition dans son premier livre et les innovations vues cinq ans plus tard dans A Luta Corporal. En outre, nous soutenons que l'immersion antérieure de Gullar dans la tradition et son dévouement à la recréer étaient des tâches fondamentales pour que l'auteur se réinvente plus tard en tant que poète innovant. Ce croisement rapide entre tradition et innovation est lié à l'évolution de la société de l'époque, avec ses transformations et ses continuités, ses ambivalences et ses contradictions, et à la mutation en cours de la classe sociale intermédiaire à laquelle appartient le jeune écrivain. Il convient également de mentionner que l'analyse de la forme d'Un peu au-dessus du sol et d'A Luta Corporal s'est avérée pertinente pour vérifier la valeur heuristique du livre de poésie comme source pour la sociologie, en mettant au jour les réponses profondes des jeunes l'homme, l'écrivain au mode de vie concret et permettre une autre lecture de la société de l'époque. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Gullar, Ferreira, 1930-2016 | pt_BR |
dc.subject | Literatura e sociedade | pt_BR |
dc.subject | Poesia brasileira | pt_BR |
dc.subject | Sociologia | pt_BR |
dc.title | A veloz travessia entre a tradição e a inovação : a trajetória e a poética do jovem Ferreira Gullar em uma sociedade em mudança | pt_BR |
dc.type | Tese Digital | pt_BR |