Documentos do ano de 1971 relacionados a direitos humanos, troca de presos políticos por embaixadores sequestrados e pessoas refugiadas.
Data
1971-01-01Autor
BARBOZA, Mario Gibson;
BUZAID, Alfredo;
SILVEIRA, Maurina Borges da;
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Arquivo composto pelos seguintes documentos:
01 (p. 02-06): Trata-se de uma resposta, assinada pelo Ministro de Estado das Relações Exteriores Mario Gibson Barboza, em 11/01/1971, à Comissão Interamericana de Direitos Humanos acerca de uma solicitação desta sobre o envio de um observador ao Brasil. A resposta se pauta no discurso de que o Brasil é defensor dos direitos humanos e em como a Comissão não estava cumprindo os trâmites legais. Barboza destaca, por exemplo, a ação do Estado brasileiro em libertar em perfeitas condições “criminosos” em troca dos embaixadores sequestrados.
02 (p. 07-20): Há um documento manuscrito acerca de uma suposta “campanha de difamação” promovida contra o Brasil acerca de violações de direitos humanos, relacionada à Corte Interamericana de Direitos Humanos. Segue-se, então treze comunicados, todos assinados pelo Ministro da Justiça, Alfredo Buzaid, e enviado para vários membros do governo entre os 02 e 15 de abril de 1971, sobre as mesmas “causas, meios e objetivos” dessa “campanha difamatória”.
03 (p. 21-24): São dois documentos, assinados pelo Ministro da Justiça Alfredo Buzaid, em 17 e 18 de junho de 1971, enviados ao Procurador Geral da Justiça Militar, Ruy de Lima Pessoa, acusando um estudante, Dirceu Régis Ribeiro, e um professor, Jorge Hadock Lobo Neto, de atos subversivos.
04 (p. 25) Trata-se de uma resposta, entre membros do Ministério da Justiça, de 06/07/1971, informando sobre o carácter “subversivo” de Afrânio de Sá.
05 (p. 26-35): São documentos referentes a Madre Maurina Borges da Silveira, à época no México. Tratam dentre outros assuntos, de seu possível retorno ao Brasil, de suas ações “subversivas”, sua ida ao exterior como uma das presas políticas trocadas pelo embaixador japonês sequestrado, etc. Consta, por fim, uma carta, escrita por Maurina, do México, datada de 30/10/1971, na qual ela aborda sua não relação com os sequestradores ou outros grupos comunistas, sua vontade de se provar inocente e fala de sua volta ao Brasil.
Collections
- Refugiados [14]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: