O anti-orfeu : por uma esferologia do ponto de vista do espectral
Resumo
Resumo: Motivada pelo pressuposto de que, entre filosofia e mito, há uma continuidade estruturalmente transformativa, esta tese se desenvolve sobre dois eixos cruzados: um, filosófico, e o outro, mítico. Do ponto de vista filosófico, esta tese parte de uma comparação conceitual entre a teoria esferológica de Peter Sloterdijk e o pensamento de alguns povos indígenas das terras baixas da América do Sul, mediados pelo perspectivismo multinaturalista de Eduardo Viveiros de Castro e Tânia Stolze Lima, a fim de contrapor dois "regimes" ou sistemas conceituais de relação com a alteridade, denominados "fagologias": a fagologia imunológica, orientada por uma concepção de Outro em geral como agente patogênico, e a fagologia antropofágica, orientada por uma concepção de Outro como agente predatório sobrenatural. Com isso, busca-se resolver a questão de o que ocorre à esferologia imunológica, articulada por Sloterdijk como uma descrição possível do modo de vida do ser humano ocidental, quando diante do avesso de toda "esfera" ou ponto de vista efetivo — o espectral, domínio pré-esferológico de virtualidades perspectivas. De um ponto de vista mítico, por outro lado, esta tese busca resolver o dilema de Orfeu às margens do Aqueronte: o que ocorre com Orfeu — ao menos com certa variação de Orfeu, tida por Sloterdijk como o "mito chefe do europeu" — quando confrontado com o espectro de Eurídice, seu avesso denegado? O que esse confronto de perspectivas implica para a figura heroico-trágica do poeta? Que metamorfoses pode sofrer Orfeu quando deslocado do posto de protagonista do mito? Tal questão, por sua vez, pode ser transposta para o linguajar filosófico: que transformações são possíveis à esferologia imunológica quando confrontada com outras possibilidades de organização fagológica? Para lidar com estas questões, a tese se divide em duas partes em contraponto direto: (1) a primeira, dedicada à imunologia, começa por articular os principais conceitos da esferologia imunológica de Sloterdijk, com base sobretudo em sua trilogia Esferas, e termina fornecendo um sumário da Grande Narrativa que decorre desse tipo de fagologia; (2) a segunda, dedicada à antropofagia, inicia-se com uma descrição de estruturas sociais e rituais de guerra entre povos como os Araweté e apresenta conceitos cruciais do perspectivismo ameríndio para, então, desdobrar-se na investigação do funcionamento da fagologia antropofágica aplicada ao contexto yanomami descrito por Davi Kopenawa e Bruce Albert em A queda do céu. Abstract: Driven by the assumption that, between Philosophy and Myth, there is a structurally transformative continuity, this Doctorate dissertation unfolds itself upon two crossed axes, a philosophical and a mythical one. From a philosophical standpoint, this dissertation starts with a conceptual comparison between Peter Sloterdijk’s spherological theory and the thought of some indigenous peoples from the South American lowlands, mediated by the Multinaturalist Perspectivism of Eduardo Viveiros de Castro and Tânia Stolze Lima, in order to contrast two "regimen" or conceptual systems of relation with alterity, henceforth called "phagologies": the immunological phagology, guided by a conception of the Other in general as a pathogenic agent, and the anthropophagic phagology, guided by a conception of the Other as a supernatural predatory agent. With this, one seeks to resolve the question concerning what occurs to the immunological spherology, articulated by Sloterdijk as a possible description of the way of life of Western human beings, when faced with the reverse of every actual "sphere" or point of view — the spectral, or the pre-spherological domain of perspective virtualities. From a mythical standpoint, on the other hand, this dissertation seeks to resolve Orpheus’ dilemma at the banks of the Acheron river: what happens to Orpheus — or, at least, to a certain variation of Orpheus, the one taken by Sloterdijk as the "chief myth of the European" — when confronted with the specter of Eurydice, his denied averse? What does this confrontation of perspectives imply for the heroic-tragic figure of the poet? What metamorphoses can Orpheus suffer when displaced from the position of protagonist of the myth? — This last question can be transposed to a philosophical jargon: what transformations are possible to the immunological spherology when confronted with other possibilities of phagological organization? To deal with these questions, this dissertation is divided into two parts, in direct counterpoint to each other: (1) the first one, dedicated to immunology, begins by articulating the main concepts of Sloterdijk’s immunological spherology, with special attention to his Spheres trilogy, and ends by providing a summary of the Grand Narrative that stems from this kind of phagology; (2) the second one, dedicated to anthropophagy, begins with a description of social structures and war rituals among peoples such as the Araweté, as well as on crucial concepts from Amerindian Perspectivism, to later unfold itself in the investigation of how anthropophagic phagology works when applied to the Yanomami context as described by Davi Kopenawa and Bruce Albert in The Falling Sky.
Collections
- Teses [66]