Inclusão no caminho da hospitalidade : processos que impactam o bem-estar dos turistas surdos
Visualizar/ Abrir
Data
2022Autor
Brito, Maria Carolina Muniz e Silva de, 1979-
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: O presente estudo faz parte da linha Organizações Turísticas Públicas e Privadas e procura trazer contribuições diretas ao grupo de estudo TEEM – Turismo, Educação, Emprego e Mercado da Universidade Federal do Paraná, de forma a contemplar dois estudos, um relacionado à Formação Superior em Turismo e Empregabilidade do indivíduo ouvinte que estuda Libras e o outro relacionado à empregabilidade do indivíduo Surdo no Turismo. A pesquisa é permeada por um estudo exploratório, caracterizado pelo levantamento bibliográfico, análise documental e análise de discurso com o auxílio da Metodologia multipaper em dois artigos científicos. A junção destes dois artigos tem o intuito de divulgar à sociedade o conhecimento adquirido sobre como a comunidade surda pode vir a se beneficiar dos serviços de Turismo em São Paulo (capital e estado), a partir das práticas inclusivas de formação e empregabilidade. A pesquisa surge principalmente pela constatação de que são raros os estudos na área, apenas vinte e sete (27), em especial no Turismo, por parte dos produtos como Dissertações e Teses dos programas de Pós-Graduação em Turismo, vinculados à Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR), bem como os resultados dos grupos de pesquisa vinculados ao programa que contemplem a contento e estudos que esmiuçam dados sobre formação e empregabilidade para Surdos no Turismo. Traz a seguinte pergunta norteadora: Se o Turismo tem como característica a busca pela excelência na qualidade no atendimento ao consumidor na prestação de serviços, é possível promover a autonomia e a cidadania de seus interlocutores com base na responsabilidade social para atender grupos minoritários, como é o caso dos Surdos em São Paulo? O estudo revelou uma estrutura inicial e frágil no atendimento, devido à falta de contratação de profissionais Surdos para atender na linha de frente nas organizações que lidam com a intermediação direta ou indireta de serviços turísticos, além da falta de conhecimento em Libras de egressos de Turismo das Instituições de Ensino Superior (IES). O resultado da pesquisa ampliou os constructos sobre Desenvolvimento e Turismo, gerando, assim, um documento de apoio àqueles que desejam se aproximar da Comunidade Surda utilizando o Turismo como elo transformador para a sociedade do amanhã. Abstract: This study is part of the line Public and Private Tourism Organizations seeks to bring direct contributions to the study group TEEM - Tourism, Education, Employment and Market of the Federal University of Parana, in order to contemplate two studies, one related to Higher Education in Tourism and employability of the hearing individual who studies Libras and the other related to the employability of the deaf individual in Tourism. The research is permeated by an exploratory study, characterized by bibliographic survey, document analysis and discourse analysis with the aid of the multipaper Methodology in two scientific articles. The combination of these two articles, aims to disclose to society, the knowledge acquired about how the deaf community can benefit from tourism services in São Paulo (Capital and State), from the inclusive practices of training and employability. The research arises mainly by the finding that there are few studies in the area twenty-seven (27), especially in Tourism, by products such as Dissertations and Theses of Post-Graduate programs in Tourism, linked to the National Association of Research and Graduate Studies in Tourism (ANPTUR) as well as results of Research Groups linked to these programs, which include to the satisfaction, studies that examine data on training and employability for the Deaf in Tourism. It brings the following guiding question: If Tourism is characterized by the search for excellence in quality in customer service, is it possible to promote the autonomy and citizenship of its interlocutors based on social responsibility to meet minority groups, as is the case of the deaf, in São Paulo? The study revealed an initial and fragile structure in the attendance, due to the lack of hiring deaf professionals to attend in the front line in the organizations that deal with the direct or indirect intermediation of tourist services, as well as the lack of knowledge in Libras of Tourism egresses from Higher Education Institutions (HEI). The result of the research expanded the constructs on Development and Tourism, thus generating a support document for those who wish to approach the Deaf Community, using Tourism as a transforming link, for the society of tomorrow. Resumen: El presente estudio forma parte de la línea Organizaciones Públicas y Privadas de Turismo busca aportar contribuciones directas al grupo de estudio TEEM – Turismo, Educación, Empleo y Mercado de la Universidad Federal de Paraná, con el fin de contemplar dos estudios, uno relacionado con la Educación Superior en Turismo y la empleabilidad del individuo oyente que estudia Libras y el otro relacionado con la empleabilidad del individuo sordo en Turismo. La investigación está impregnada de un estudio exploratorio, caracterizado por la encuesta bibliográfica, el análisis de documentos y el análisis del discurso con la ayuda de la Metodología multipaper em dos artículos científicos. La unión de estos dos artículos pretende divulgar a la sociedad, los conocimientos adquiridos sobre cómo la comunidad sorda puede beneficiarse de los servicios turísticos en São Paulo (Capital y Estado), a partir de las prácticas inclusivas de formación y empleabilidad. La investigación surge principalmente por la constatación de que los estudios son escasos en el área veintisiete (27), especialmente en el Turismo, por parte de productos como las Disertaciones y Tesis de los programas de Postgrado en Turismo, vinculados a la Asociación Nacional de Investigación y Postgrado en Turismo (ANPTUR), así como los resultados de los Grupos de Investigación vinculados a estos programas, que incluyen a la satisfacción, los estudios que examinan los datos sobre la formación y la empleabilidad para los sordos en el Turismo. Aporta la siguiente pregunta orientadora: Si el Turismo se caracteriza por la búsqueda de la excelencia en la calidad del servicio al cliente, ¿es posible promover la autonomía y la ciudadanía de sus interlocutores a partir de la responsabilidad social para atender a los grupos minoritarios, como es el caso de los sordos en São Paulo? El estudio reveló una estructura inicial y frágil en la asistencia, debido a la falta de contratación de profesionales sordos para atender en primera línea en las organizaciones que se ocupan de la intermediación directa o indirecta de los servicios turísticos, así como la falta de conocimiento en Libras de egresos de Turismo de las Instituciones de Educación Superior (IES). El resultado de la investigación amplió los constructos sobre Desarrollo y Turismo, generando así un documento de apoyo para quienes deseen acercarse a la Comunidad Sorda, utilizando el Turismo como vínculo transformador, para la sociedad del mañana.
Collections
- Dissertações [92]