O dançarino divino : um estudo antropológico sobre a dança clássica indiana
Resumo
Resumo: Bharata Natyam, a forma mais popular da dança clássica Indiana, tem recebido reconhecimento universal como uma das expressões mais sutis da cultura indiana. Sua conexão íntima com o templo, como arte ritualística que espelha sentimentos imperceptíveis das devadasis, "dançarinas", reflete a tendência introspectiva da cultura hindu. Através de alguns dançarinos pioneiros e de uns poucos visionários dedicados no início do século XX, Bharata Natyam alcançou uma popularidade sem precedentes. Esta dança se realiza segundo os matizes mais delicados de uma peça, ou de um poema, por intermédio de um corpo, refletindo os princípios explicitados no tratado Natya Shastra. Nessa pesquisa esta dança é analisada numa perspectiva antropológica, do templo ao teatro, com as concessões que faz entre esses dois contextos. Para estes fins, na primeira parte dão-se as informações gerais sobre a dança indiana, referentes à sua origem, história e estilos clássicos diferentes. A segunda parte expõe análises da estrutura interna do repertório da Bharata Natyam. A parte final trata do modo de preservação e apropriação da dança por alguns de seus expoentes bem conhecidos bem como por dançarinos amadores da atualidade. Abstract: Bharata Natyam, the most popular classical Indian dance-form, has received universal acclamation as one of the subtlest expressions of Indian culture. Its intimate connection with the temple, as a ritualistic art, mirroring the imperceptible feelings of devadasis the "dancing girls", reflects the inwardness of Hindu culture. Through some of the pioneer performing artists and a few dedicated visionaries at the beginning of the XX century, Bharata Natyam gained unprecedented popularity. This dance is performed according to the most delicate nuances of a musical piece, or a poem, through the vehicle of a body, reflecting the principles laid down by the Natya Shastra treatise. In this research this dance is viewed in an anthropological perspective, from Temple to Theatre, with the Compromises it makes between these two contexts. For such a treatment, in the first part, general information of the Indian Dance is given, regarding its origin, history and different classical dance styles. The second part deals with the analyses of the inner structure of the Bharata Natyam repertory. The final part analyses the mode of preservation and appropriation of the dance, by some of the well known exponents as well as amateur dancers of the present date.
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