Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMeucci, Simone, 1970-pt_BR
dc.contributor.authorSantos, Julio Cesar Gomes, 1984-pt_BR
dc.contributor.otherCarbonieri, Leonardo Campoypt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
dc.date.accessioned2022-08-04T17:19:34Z
dc.date.available2022-08-04T17:19:34Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/77535
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Simone Meuccipt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr Leonardo Campoy Carbonieript_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO). Defesa : Curitiba, 31/03/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 88-93pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho tem por objetivo investigar o uso de canais do youtube e sites entre professores que atuam com o ensino de Sociologia na educação básica. A pesquisa foi realizada buscando identificar se estes recursos compõem o itinerário pedagógico destes profissionais, ou seja, se no processo de planejamento e exposição de temáticas aos estudantes esses profissionais fazem uso destas páginas. O principal método empregado foi a aplicação de um questionário virtual com quarenta e uma (41) perguntas, respondido por sessenta e quatro (64) docentes, provenientes de seis (06) diferentes estados do Brasil e atuantes no ensino da Sociologia em escolas de quarenta e duas (42) cidades do país. O tratamento dos dados indicou que os docentes alcançados pela pesquisa recorrem a sites e canais do Youtube com frequência em busca de materiais complementares ao planejamento das aulas e que possam instigar os estudantes. Para além disso, os resultados deste trabalho identificaram que entre os sites e canais mencionadas, existe a predominância do Café com Sociologia e o Sociologia Animada. Por esse motivo, foram estas duas páginas as que analisamos. Reconhecendo-se as limitações da pesquisa em não identificar todas as potencialidades no uso destes recursos na prática docente, mas por outro lado, percebemos o quanto o cenário descrito apresenta o uso da internet como uma via que se aproxima cada vez mais do universo escolar.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present assignment intends to examine the use of YouTube channels and websites among teachers who teach Sociology in basic education. The research was carried out in order to identify whether these resources make up the pedagogical itinerary of these professionals, that is, if these professionals make use of these pages in the process of planning and exposing topics to students. The main method used was the application of an online questionnaire with 41 questions, answered by 64 teachers, from 6 different states of Brazil who teach Sociology in schools of 42 cities. The processing of the data indicated that the teachers contacted by the research frequently make use of websites and YouTube channels, in search of complementary materials to the planning of the classes that can encourage the students. Furthermore, the results of this assignment identified that among the sites and channels mentioned, there is a predominance of Café com Sociologia and Sociologia Animada For this reason, these two web pages were the ones we analyzed most closely. We recognize the limitations of the research in not identifying all the potential in the use of these resources in teaching practice. We realize how much the described scenario presents the use of the Internet as a means that increasingly gets closer to the school universe.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.titleCanais e sites de ensino da sociologia como ferramentas para a prática docente na educação básicapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples