Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSampaio, Rafael Cardoso, 1981-pt_BR
dc.contributor.authorAlison, Murilo Brum, 1995-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ciência Políticapt_BR
dc.date.accessioned2022-06-30T15:46:39Z
dc.date.available2022-06-30T15:46:39Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/76102
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Rafael Cardoso Sampaiopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política. Defesa : Curitiba, 10/03/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 93-99pt_BR
dc.description.abstractResumo: O objeto de estudo desta dissertação é o perfil na rede social online Instagram de 15 presidentes de 14 países da América Latina, sendo eles Alberto Fernández (Argentina), Andrés López Obrador (México), Carlos Alvarado Quesada (Costa Rica), Iván Duque Márquez (Colômbia), Jair Messias Bolsonaro (Brasil), Jeanine Áñez (Bolívia), Lenín Moreno (Equador), Luis Abinader (República Dominicana), Luis Alberto Lacalle Pou (Uruguai), Luis Arce (Bolívia), Mario Abdo Benítez (Paraguai), Martín Vizcarra (Peru), Nayib Bukele (El Salvador), Nicolás Maduro (Venezuela) e Sebastián Piñera (Chile). O problema central da pesquisa é: como ocorreu a construção de imagem destes políticos na plataforma?. Os objetivos específicos são: analisar o uso geral do Instagram pelos presidentes; a presença do personalismo nas postagens; a aproximação com o cidadão comum; e os efeitos da pandemia. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo quantitativa, seguindo os quatro passos de Gillian Rose (2001) para análise de conteúdo de imagens. O corpus da pesquisa foi gerado apenas por imagens, coletando todas as imagens postadas pelos perfis pessoais dos presidentes entre 20 de março a 30 de novembro de 2020, o que resultou em um total de 6.321 postagens. Os resultados apontaram que: I) De forma geral, o Instagram foi utilizado para o gerenciamento da imagem pessoal, informações e anúncio de políticas públicas; II) Na dimensão da individualização (político x instituições) houve um alto grau de personalismo, pois a presença do partido dos presidentes foi quase nula. Contudo, na dimensão da privatização (características políticas x características pessoais) o personalismo diminui, visto a baixa presença de aspectos da vida privada de cada presidente; III) A aproximação com o cidadão comum é notada de diversas maneiras, pela presença e protagonismo de cidadãos nas postagens e pela interação dos presidentes com cidadãos; IV) A Pandemia apareceu de forma discreta, ou seja, não foi tão mencionada, porém manifestou-se através do distanciamento social presente nas imagens, do uso de máscara e no destaque de saúde na variável Políticas Públicas; e V) Ao que tudo indica a ideologia não possui influência estatisticamente significativa nas postagens, entretanto pesquisas com um N maior de políticos poderia gerar outros resultados.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The object of study of this dissertation is the profile on the social midia Instagram of 15 presidents from 14 Latin American countries, namely Alberto Fernández (Argentina), Andrés López Obrador (Mexico), Carlos Alvarado Quesada (Costa Rica), Iván Duque Márquez (Colombia), Jair Messias Bolsonaro (Brazil), Jeanine Áñez (Bolivia), Lenín Moreno (Ecuador), Luis Abinader (Dominican Republic), Luis Alberto Lacalle Pou (Uruguay), Luis Arce (Bolivia), Mario Abdo Benítez (Paraguay) , Martín Vizcarra (Peru), Nayib Bukele (El Salvador), Nicolás Maduro (Venezuela) and Sebastián Piñera (Chile). The central problem of the research is: how did the construction of image public's these politicians on the platform occur?. The specific objectives are: to analyze the general use of Instagram by presidents; the presence of personalism in the posts; the approximation with the ordinary people; and the effects of the pandemic. The methodology used was quantitative content analysis, following Gillian Rose's (2001) four steps for content analysis of the visual image. The research corpus was generated only by images, collecting all the images posted by the presidents' personal profiles between March 20 and November 30, 2020, which resulted in a total of 6.321 posts. The results showed that: I) In general, Instagram was used to manage personal image, information and public policy announcement; II) In the dimension of individualization (politicians x institutions) there was a high degree of personalism, since the presence of the presidents' party was almost nil. However, in the dimension of privatization (political characteristics x personal characteristics) personalism decreases, given the low presence of aspects of each president's private life; III) The approximation with the ordinary people is noticed in several ways, by the presence and protagonism of citizens in the posts and by the interaction of presidents with citizens; IV) The Pandemic appeared discreetly, that is, it was not mentioned as much, but it manifested itself through the social distance present in the images, the use of a mask and the highlight of health in the Public Policies variable; and V) It seems that ideology does not have a statistically significant influence on posts, however research with a greater N of politicians could generate other results.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPresidentes - América Latinapt_BR
dc.subjectRedes sociais on-linept_BR
dc.subjectImagem públicapt_BR
dc.subjectInternet na administração públicapt_BR
dc.subjectCiência Políticapt_BR
dc.titleA construção da imagem pública nas redes sociais : um estudo do caso dos presidentes da América Latina no uso do Instagrampt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples