dc.contributor.advisor | Dinis, Nilson Fernandes | pt_BR |
dc.contributor.author | Lima, Francis Madlener de | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-10-22T14:13:44Z | |
dc.date.available | 2020-10-22T14:13:44Z | |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/7607 | |
dc.description | Orientador: Nilson Fernandes Dinis | pt_BR |
dc.description | Inclui apêndices | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2006 | pt_BR |
dc.description | Inclui bibliografia | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Buscou-se com esta pesquisa uma análise dos discursos presentes nas falas do/s futuros/as professores e professoras de Educação Física no que tange a questão da diversidade sexual, mais especificamente a homossexualidade. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa através da aplicação de um questionário e também com a exibição de um vídeo educativo e posterior discussão com os/as alunos/as a partir das idéias expostas no vídeo. Realizouse inicialmente uma breve revisão das principais idéias foucaultianas e de que forma elas auxiliam em uma pesquisa voltada para os discursos da homossexualidade neste espaço acadêmico. Uma vez que a homossexualidade se constitui enquanto objeto a partir do advento do dispositivo da sexualidade em um momento histórico específico, faz-se necessário analisar quais discursos vêm sendo articulados em torno do tema e que tipo de estratégias, efeitos e resistências vêm sendo estabelecidos desde então em relação à sexualidade. Como o discurso da sexualidade faz parte das construções sociais e individuais, ele está presente em todas as instâncias da vida social, sendo delimitado e regulado de diferentes formas nos diferentes espaços, entre eles a escola e neste caso específico a aula de Educação Física, através, dentre outras formas, das ações das/os professoras/es. Assim é fundamental vislumbrar a função que esta disciplina vem assumindo na sociedade, percebendo de que forma essa área do conhecimento vem interferindo nas construções das subjetividades de alunos e alunas no espaço escolar, levando-se em conta os aspectos ligados ao discurso tanto da área da Educação Física como daquele voltado para uma sexualidade regulada e normatizada. | pt_BR |
dc.format.extent | vii, 140 f. : grafs. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Homossexualidade | pt_BR |
dc.subject | Educação física - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Dissertações - Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | O discurso sobre a homossexualidade no universo escolar : um estudo no curso de licenciatura em educação física | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |