Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMarchi Junior, Wanderley, 1964-pt_BR
dc.contributor.authorCruz, Kelwin Santos da, 1995-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.date.accessioned2022-10-27T12:46:58Z
dc.date.available2022-10-27T12:46:58Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/76058
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Wanderley Marchi Júniorpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Defesa : Curitiba, 11/03/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 126-135pt_BR
dc.description.abstractResumo: No final da década de 1930, processos de esportivização nas escolas do Paraná entraram em curso. É nesse período que as primeiras competições esportivas entre escolas do Estado surgem, marcadas pelo contexto histórico político, econômico e esportivo. Esses eventos passam a ganhar cada vez mais relevância dentro da comunidade estudantil e durante o século XX sua evolução foi acompanhada de importantes transformações que aconteciam no esporte, em escala global, chegando ao século XXI como um dos principais eventos de interesse de entidades públicas e privadas responsáveis pelo esporte. Com essa premissa, nosso estudo buscou analisar como se configura a organização dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs) nas modalidades coletivas para a categoria de 12 a 14 anos, nas edições de 2012 a 2019 e quais são as bases epistemológicas norteadoras do esporte escolar nessa configuração. A metodologia empregada foi de característica mista, de cunho documental e descritivo, tendo como fontes documentais os boletins de resultados das edições dos Jogos Escolares do Paraná e a Política de Esportes do Paraná, sendo que os boletins de resultados foram utilizados para a criação de um banco de dados, o qual foi traduzido para o estudo através de estatística descritiva por meio de gráficos e tabelas. Também realizamos uma revisão de estudos que oferecessem subsídios teóricos e conceituais para interpretação do esporte e compreensão da dimensão do esporte escolar, dentre esses referenciais estão a Teoria dos Campos de Bourdieu, a proposta de interpretação analítica do esporte (5’Es’) de Marchi Júnior, as noções conceituais de uma estética do esporte de Gumbrecht e as abordagens em Pedagogia do Esporte. Dessa forma, procuramos identificar os processos históricos que constituíram as competições escolares no Paraná, analisar a participação das escolas na fase regional e final dos Jogos Escolares do Paraná, apresentando indicadores dos resultados de participação e desempenho, e investigar as estruturas que compõem as instâncias educacionais e esportivas do Estado do Paraná. Concluímos que os Jogos Escolares do Paraná podem ser compreendidos como parte do subcampo da formação esportiva, estando inserido na intersecção entre os campos acadêmico/educacional, midiático e político/burocrático, nesse subcampo a formação esportiva acaba sendo conduzida por dois polos de orientação, o polo da socialização que enfatiza modelos participativos e o polo do desempenho que enfatiza a detecção de talentos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: At the end of the 1930s, sportivization processes in the schools of Paraná got underway. It is in this period that the first sports competitions between schools in the state arise, marked by the historical political, economic and sports context. These events become increasingly relevant within the student community and, during the twentieth century, their evolution was accompanied by important transformations that were happening in sports, on a global scale, reaching the twenty-first century as one of the main events of interest for public and private entities responsible for sports. With this premise, our study sought to analyze how the organization of the School Games of Paraná (Jogos Escolares do Paraná - JEPs) in team sports for 12 to 14 year-old category is configured, in the 2012 to 2019 editions, and what are the epistemological bases that guide school sport in this configuration. The methodology employed was of mixed characteristic, documental and descriptive nature, having as documentary sources the results bulletins of the editions of the School Games of Paraná and the Sports Policy of Paraná. The results bulletins were used to create a database, which was translated for the study through descriptive statistics by means of graphs and tables. We also reviewed studies that offered theoretical and conceptual subsidies for interpreting sport and understanding the dimension of school sport. Among these references are Bourdieu's Field Theory, Marchi Júnior's proposal of analytical interpretation of sport (5'Es'), Gumbrecht's conceptual notions of sport aesthetics, and approaches in Sports Pedagogy. Thus, we sought to identify the historical processes that constituted the school competitions in Paraná, analyze the participation of schools in the regional and final phases of the School Games of Paraná, presenting indicators of the results of participation and performance, and investigate the structures that make up the educational and sporting bodies of the state of Paraná. We conclude that the School Games of Paraná may be understood as part of the subfield of sports training, being inserted in the intersection between the academic/educational, media and political/bureaucratic fields. In this subfield, sports training ends up being conducted by two poles of orientation, the socialization pole, which emphasizes participative models, and the performance pole, which emphasizes talent detection.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCompetição (Esporte)pt_BR
dc.subjectEsportes escolarespt_BR
dc.subjectEsportes - Paraná - Aspectos políticospt_BR
dc.subjectEpistemologiapt_BR
dc.subjectPlanejamento políticopt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.titleJogos escolares do Paraná/JEPs (2012 - 2019) : indicadores de participação e problematizações epistemológicaspt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples