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    Do supra-humano : a antropologia filosófica e a metafísica do ser absoluto em Max Scheler

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    R - T - LEILA ROSIBELI KLAUS.pdf (3.449Mb)
    Data
    2021
    Autor
    Klaus, Leila, 1987-
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: O tema da pesquisa gira em torno da essência do humano, formulada a partir das ideias da Antropologia filosófica de Max Scheler. O objetivo inicial é determinar a compreensão que o filósofo apresenta dessa essência enquanto fenômeno; para tanto, torna-se necessário caracterizar o método fenomenológico, indicando o quanto Scheler se apoia em contextos e conceitos da fenomenologia de Husserl, mas também o quanto se afasta deles. Mostra-se, assim, como o pensamento scheleriano se baseia em princípios fenomenológicos. A pesquisa também se vê diante da imprescindível reconstrução dos principais conceitos e etapas do ensaio A posição do homem no cosmos (1928). Ao apresentar e analisar as posições e as conceitualizações do texto de 1928, ela possibilita a abordagem da filosofia tardia de Scheler sobre a essência do fenômeno humano. A obra Visão filosófica do mundo (1928) se abre para o acontecimento do fenômeno humano enquanto origem da ontologia do ser absoluto. Nesse ponto, contudo, a Antropologia filosófica parece perder a centralidade para outro questionamento, a saber, uma ontologia do ser absoluto sob critérios metafísicos. Consequentemente, a hipótese da pesquisa se centra na ideia de que a essência do humano é subordinada a uma metafísica do absoluto, e a tese pretendida é a afirmação de que a Antropologia filosófica serve apenas de recurso metodológico para a teorização da entidade absoluta, desconsiderando o humano ens a se. Por fim, a investigação sobre a essencialidade do humano é transferida para uma ontologia do ser absoluto, que nada de fundamentalmente antropológico apresenta. O ser em questão, então, não é o humano, mas sim o supra-humano que é filosoficamente construído para a realização filosófica da metafísica do ser absoluto.
     
    Abstract: The research theme revolves around the essence of the human as formulated by Max Scheler's philosophical anthropology ideas. The initial goal is to determine the understanding that the philosopher presents of that essence as a phenomenon; therefore, it is necessary to characterize the phenomenological method, indicating how much Scheler relies on contexts and concepts of Husserl's phenomenology, but also how much he moves away from them. Thus, it is shown how Schelerian thought is based on phenomenological principles. The research is also faced with the indispensable reconstruction of the main concepts and stages of the essay The Human Place in the Cosmos (1928). By presenting and analyzing the positions and conceptualizations of the 1928 text, it becomes possible to approach Scheler's late philosophy on the essence of the human phenomenon. The work Philosophical Perspectives (1928) opens itself to the occurrence of human phenomenon as origin of the absolute being's ontology. At this point, however, philosophical anthropology seems to lose centrality to another questioning, namely, an ontology of the absolute being under metaphysical criteria. Consequently, the research hypothesis focuses on the idea that the essence of the human is subordinated to a metaphysics of the absolute, and the proposed thesis is the assertion that philosophical anthropology serves only as a methodological resource for theorizing the absolute entity, disregarding the human ens a se. Finally, the investigation of the human essentiality is transferred to an ontology of the absolute being that presents nothing fundamentally anthropological. The being in question, then, is not the human, but the suprahuman, which is philosophically constructed for the philosophical realization of the metaphysics of absolute being.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/75119
    Collections
    • Teses [87]

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