O imperador galã que nos deu a Independência : a representação de D. Pedro I no filme Independência ou Morte (1972)
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Data
2022Autor
Kleina, Olívia Baldissera de Souza, 1991-
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Resumo: Na mesma semana em que chegavam ao fim as celebrações do Sesquicentenário organizadas pelo governo Médici (1969-1974), estreou nas capitais brasileiras o filme histórico Independência ou Morte (Carlos Coimbra, 1972). O longa-metragem realizado pela Cinedistri narrava a trajetória de D. Pedro I, da chegada da Família Real ao Brasil, em 1808, à Abdicação, em 1831. O galã Tarcísio Meira foi escalado para corporificar o personagem, encarnando, assim, valores importantes para o regime militar. A presente pesquisa visa a investigar a representação de D. Pedro I em Independência ou Morte para apreender se e de que forma ela contribuiu com os usos políticos do personagem histórico promovidos pelo governo Médici durante o Sesquicentenário. Para isso, foram analisados recortes de matérias de jornais, entrevistas, críticas cinematográficas e fotografias, além de sequências do filme. Estas foram comparadas a pinturas históricas, biografias e romances aos quais a narrativa fílmica faz referência, com o intuito de entender como esses discursos foram manejados na construção de uma imagem idealizada do primeiro imperador do Brasil. Foi concluído que a representação de D. Pedro I em Independência ou Morte, de forma intencional ou não, atendeu aos propósitos do governo Médici de legitimar um projeto político antidemocrático por meio do uso político do passado. O D. Pedro I do galã Tarcísio Meira acabou por sumarizar valores que compunham a estratégia de propaganda oficial do Sesquicentenário, além de sua interpretação ter entrado para o repertório de imagens canônicas do imperador e da Independência do Brasil. Abstract: In the same week that Sesquicentenary’s celebrations have ended, the historical movie Independência ou Morte (Carlos Coimbra, 1972) has premiered in Brazilian capitals. The Cinedistri’s motion picture depicted the life trajectory of D. Pedro I, starting with the arrival of the Royal Family in Brazil, in 1808, and ending with the Abdication, in 1831. The heartthrob Tarcísio Meira was casted to embody the character, thus expressing values that were significant to military regime. This research aims to investigate Independência ou Morte’s D. Pedro I representation to understand if and how it has contributed with the political uses of a historical character promoted by Médici’s presidency in the Sesquicentenary. In this regard, it was analyzed newspaper clippings, interviews, movie reviews and photographs, besides sequences of the picture. These were compared to historical paintings, biographies and novels which the filmic narrative makes reference. The goal was to figure out how these discourses were handled to create an idealized image of the Brazilian first emperor. It was concluded that Independência ou Morte’s D. Pedro I representation, whether intentionally or not, served the purposes of Médici’s presidency to legitimate an undemocratic political project through political uses of the past. Heartthrob Tarcísio Meira’s D. Pedro I summarized values that were strategical to Sesquicentenary’s official propaganda, besides his acting has become a canonical image of the emperor and the Brazilian Independence.
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