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dc.contributor.advisorKusma, Solena Ziemerpt_BR
dc.contributor.authorSilva, André Luis Cândido dapt_BR
dc.contributor.otherKochla, Kátia Renata Antunes, 1976-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletivapt_BR
dc.date.accessioned2022-03-28T19:09:46Z
dc.date.available2022-03-28T19:09:46Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/74614
dc.descriptionOrientadora: Prof.a Dr.a Solena Ziemer Kusma Fidalskipt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Prof.a Dr.a Katia Renata Antunes Kochlapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Defesa : Curitiba, 30/10/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 68-72pt_BR
dc.description.abstractResumo: A gestão dos serviços de saúde do Sistema Único de Saúde deve envolver a participação de gestores, profissionais de saúde e usuários. Percebe-se uma escassez de trabalhos voltados para a avaliação de Unidades de Pronto Atendimento, sob a ótica do usuário. Buscando preencher esta lacuna, a presente dissertação possui como objetivo geral elaborar e validar um instrumento de avaliação de estrutura, processo e qualidade de atendimento de Unidades de Pronto Atendimento, com ênfase nas percepções do usuário. Por meio de um estudo metodológico, descritivo e exploratório, são estabelecidas, em etapas distintas, a validação de conteúdo por meio da técnica do grupo nominal e a avaliação de propriedades psicométricas, considerando a confiabilidade (capacidade em reproduzir um resultado de forma consistente, no tempo e no espaço) e a validade (propriedade de um instrumento medir exatamente o que se propõe). Esta última etapa envolveu a entrevista de 244 usuários dos serviços envolvidos. Quanto a consistência interna, quando todos os itens foram avaliados conjuntamente, identificou-se um Alpha de Cronbach de 0,47. Identificou-se que o instrumento proposto não pode ser considerado uma "escala de avaliação", mas sim um instrumento que avalia por meio de perguntas independentes a qualidade de atendimento e de infraestrutura das Unidades de Pronto Atendimento. Foi possível verificar que um conjunto de 5 itens que avaliavam os profissionais que atenderam aos usuários obtiveram adequada consistência interna. A consistência interna de tais itens foi de 0,83. Acredita-se que a validação foi dificultada, considerando a utilização de escalas variantes entre as perguntas. Apenas um item do questionário, contendo múltiplos questionamentos com uma escala harmonizada e baseado em uma escala previamente validada (Escala CARE), apresentou significância. A partir desta experiência, pretende-se estabelecer, utilizando-se do conteúdo que foi previamente validado, novo questionário pautado por Escala Likert com pontuação padronizada para todas as questões, seguindo o exemplo da Escala CARE, buscando assim melhorar a consistência deste instrumento.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The management of health services in the Unified Health System must involve the participation of managers, health professionals and users. There is a scarcity of studies aimed at the evaluation of Emergency Care Units, from the user's perspective. Seeking to fill this gap, the present dissertation has the general objective of elaborating and validating an instrument for evaluating the structure, process and quality of care of Emergency Care Units, with emphasis on the user's perceptions. Through a methodological, descriptive and exploratory study, content validation through the nominal group technique and assessment of psychometric properties are established in different stages, considering reliability (ability to consistently reproduce a result, in the time and space) and validity (property of an instrument to measure exactly what is proposed). This last stage involved the interview of 244 users of the services involved. As for internal consistency, when all items were assessed together, a 0.47 Cronbach's Alpha was identified. It was identified that the proposed instrument cannot be considered an "evaluation scale", but an instrument that evaluates, through independent questions, the quality of care and infrastructure of the Emergency Care Units. It was possible to verify that a set of 5 items that evaluated the professionals who attended the users obtained adequate internal consistency. The internal consistency of such items was 0.83. It is believed that validation was difficult, considering the use of varying scales between questions. Only one item of the questionnaire, containing multiple questions with a harmonized scale and based on a previously validated scale (CARE Scale), was significant. From this experience, it is intended to establish, using the content that was previously validated, a new questionnaire guided by the Likert Scale with standardized scores for all questions, following the example of the CARE Scale, thus seeking to improve the consistency of this instrument.pt_BR
dc.format.extent115 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectServiços médicos de emergênciapt_BR
dc.subjectPacientespt_BR
dc.subjectSaúde Coletivapt_BR
dc.subjectPesquisa medicapt_BR
dc.titleElaboração e validação de um instrumento de avaliação para unidades de pronto atendimento, sob a perspectiva do usuáriopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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