O trabalho remoto docente na rede pública de ensino paranaense durante a pandemia do Covid 19
Resumo
Resumo: A crise pandêmica causada pela COVID-19 transformou em âmbito global os padrões de vida de todas as pessoas, em função das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) de distanciamento social. A sociedade brasileira teve suas rotinas e dinâmicas sociais alteradas, escolas e universidades fecharam suas portas e adotaram modalidades de trabalho remotas, com o intuito de preservar a vida. As relações de trabalho foram alteradas em diferentes setores da economia, com a migração do trabalho para os domicílios dos trabalhadores. No setor de serviços, o segmento da educação teve grandes mudanças. No Estado do Paraná foram adotadas as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) para o ensino remoto emergencial (ERE), uma solução temporária para disponibilizar um formato de ensino-aprendizagem, modalidade de trabalho que chegou repleta de desafios no que tange a aprendizagem para docentes, que precisaram adaptar-se às novas configurações do trabalho de maneira remota. A presente dissertação de mestrado tem como objetivo compreender as dinâmicas dessa modalidade e, sobretudo, levantar as condições objetivas de trabalho dos docentes. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa aplicada e exploratória, de abordagem qualitativa e quantitativa, trazendo os resultados da aplicação de um questionário na plataforma Google Forms, com 32 questões e que contou com a participação de docentes voluntários da rede estadual de ensino do Paraná, com um total de 149 respostas consideradas válidas, além de entrevistas com 6 professores da disciplina de sociologia e com uma representante sindical. Entre os achados da pesquisa observou-se que o ensino remoto ampliou as pressões sobre os professores, intensificando o trabalho e alterou a dinâmica doméstica e familiar. Identificaram-se, entre as dificuldades nessa modalidade de trabalho, problemas quanto ao uso das ferramentas digitais, a falta de equipamentos e móveis adequados para o labor em suas residências, porém, impelidos pelo contexto pandêmico e pela necessidade de desenvolver novas dinâmicas de aprendizagem, adaptaram-se ao trabalho remoto, assumindo integralmente os custos e o ônus do trabalho nas novas condições. Abstract: The pandemic crisis caused by COVID-19 has transformed the living standards of all people globally, as a result of the recommendations of the World Health Organization (WHO) of social distancing. Brazilian society had its social routines and dynamics altered, schools and universities closed their doors and adopted remote work methods, in order to preserve life. Labor relations have changed in different sectors of the economy, with the migration of work to workers' homes. In the service sector, the Education segment has undergone major changes. In the State of Paraná, Digital Information and Communication Technologies (TDIC) were adopted for emergency remote teaching (ERE), a temporary solution to provide a teaching-learning format, a work modality that came full of challenges in terms of learning for teachers, who needed to adapt to the new work settings remotely. This master's thesis aims to understand the dynamics of this modality and, above all, to raise the objective working conditions of teachers. In methodological terms, it is an applied and exploratory research, with a qualitative and quantitative approach, bringing the results of the application of a questionnaire on the Google Forms platform, with 32 questions and with the participation of volunteer teachers from the state education system from Paraná, with a total of 149 responses considered valid, in addition to interviews with 6 sociology professors and a union representative. Among the research findings, it was observed that remote teaching increased the pressure on teachers, intensifying work and changing the domestic and family dynamics. Among the difficulties in this type of work, problems related to the use of digital tools, the lack of adequate equipment and furniture for working in their homes were identified, however, driven by the pandemic context and the need to develop new learning dynamics, they adapted to remote work, fully assuming the costs and burden of work under the new conditions.
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