Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorJoucoski, Emerson, 1972-pt_BR
dc.contributor.authorHartvig, Alessandra, 1992-pt_BR
dc.contributor.otherReis, Rodrigo Arantes, 1977-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientaispt_BR
dc.date.accessioned2022-04-11T15:26:56Z
dc.date.available2022-04-11T15:26:56Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/74213
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Emerson Joucoskipt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Rodrigo Arantes Reispt_BR
dc.descriptionTítulo da capa: As feiras de ciências regionais do litoral do Paraná como ferramenta de contribuição para a formação continuada docentept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais. Defesa : Matinhos, 29/07/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo da pesquisa foi a construção e verificação de um instrumento de coleta de dadossobre a Feira de Ciências Regional e seu possível papel na formação continuada dosprofessores(as) envolvidos. A pesquisa usou métodos quantitativos e qualitativos realizadospor meio da coleta dos dados dos inscritos nas edições da Feira de Ciências Regional e ementrevistas semiestruturadas. Partiu-se da realidade das feiras regionais de ciências como basepara a construção do relatório de resultados e a fala dos professores(as) entrevistados.Apresentam-se as vivências dos docentes que contribuem na formação dos professores(as) deforma transversal permitindo que eles vivenciem os cenários sociais educativos formais e nãoformais, promovendo a consolidação e valorização do ensino a partir da capacitação práticados professores(as) com olhares dirigidos às feiras. Através da pesquisa foi possívelidentificar a baixa participação coletiva dos colégios, a participação e busca pela mesma emsua maior parte pelo interesse dos estudantes, os conceitos e a forma com a qual os docentes das escolas veem as feiras.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The objective of the research was the construction and verification of a data collectioninstrument about the Regional Science Fair and its possible role in the continuing education ofaffected teachers. Quantitative and qualitative methodological research carried out bycollecting data from those registered in the editions of the Regional Science Fair and in semistructuredseparate sections. The reality of regional science fairs was used as the basis for theconstruction of the results report and the speech of the interviewed teachers. The experiencesof teachers who contribute to the training of teachers are presented in a transversal way,allowing them to experience formal and non-formal educational social scenarios, promotingthe consolidation and enhancement of teaching from the practical training of teachers withlooks directed at fairs. Through the research, it is possible to identify a low collectiveparticipation of schools, a participation and search for it, mostly due to the interest ofstudents, the concepts and the way in which the teachers of the schools see the fairs.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (66 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectCiências Ambientaispt_BR
dc.subjectCiência - Exposiçõespt_BR
dc.titleAs feiras de ciências como ferramenta de contribuição para a formação continuada docentept_BR
dc.title.alternativeAs feiras de ciências regionais do litoral do Paraná como ferramenta de contribuição para a formação continuada docentept_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples