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dc.contributor.advisorOliveira, Márcio Sérgio Batista Silveira de, 1962-pt_BR
dc.contributor.authorLajus, Fernando, 1995-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.date.accessioned2022-03-24T18:49:09Z
dc.date.available2022-03-24T18:49:09Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/74120
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Márcio Sérgio Batista Silveira de Oliveirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Defesa : Curitiba, 25/08/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 154-160pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho tem como objeto a análise os fluxos estudantis de estudantes brasileiros no curso de medicina em universidade argentinas. Apesar desse processo de mobilidade estudantil internacional já ocorrer a anos, ele ainda não teve seu devido tratamento acadêmico por parte das ciências sociais. Tais dinâmicas de mobilidade educacional são por vezes descritas como inseridas nos processos de internacionalização da Educação Superior, o que nos conta parte da história, mas deixa de lado um aspecto fundamental do processo aqui em questão, qual seja, a sua informalidade perante as universidades brasileiras. Essas mudanças no interior dos complexos universitários devem sem compreendidas dentro das alterações globais mais amplas de interconexão e dos imperativos da globalização, os quais possibilitaram maiores conexões espaçotemporais entre os diferentes locais. Desta forma, o presente trabalho se estrutura em três contribuições centrais. Num primeiro momento fará uma breve retomada dos distintos sistemas universitários, o brasileiro e argentino, onde notamos algumas distinções que fazem deste segundo um polo atrativo para os estudantes brasileiros de medicina. Na sequência, discutimos algumas das mudanças geopolíticas dos últimos trinta anos que se mostram pertinente para o entendimento das possibilidades de emergência de estudantes internacionais em grande escala. Este fenômeno inserido no que se costuma chamar de globalização é explorado em duas consequências principais para o estudo em questão: o surgimento da internacionalização como processo de destaque nas universidades contemporâneas, e a expansão de iniciativas de integração regional, em especial aqui no âmbito do MERCOSUL. Por fim, o trabalho apresenta achados de matriz quantitativa, que descrevem o contexto atual das mobilidades estudantis na região, e qualitativa, que apresentam as problemáticas, experiências e expectativas dos atores envolvidos neste processo de estudo internacional. Com isso, se discute o caso da internacionalização da educação superior em dois países do Sul Global e suas particularidades enquanto fenômeno social ainda não bem analisado pela literatura especializada, sobretudo quando comparado ao mesmo processo nos países do Norte.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The dissertation here presented shows the flux of Brazilian students of medicine to Argentinian universities. Although this process of international student mobility has been occurring for various years, academia and the Social Sciences still have given it the proper attention. The literature frequently described those processes of international mobility as a part of the internationalization of higher education, which tells us a specific part of its history but leaves us without an answer to a particularity finding of the research: the informality of the mobilities presented in this analysis. I have comprehended these changes in universities as part of bigger developments on the planet, such as the improvement in global interconnection and the imperatives of globalization that enhanced the contact between different localities. For this purpose, I have structured the dissertation in three different contributions. Firstly, I will make a brief distinction between the Brazilian and Argentinian higher education systems, demonstrating the particularities that make the Argentinian one a regularly more welcoming destination to Brazilian students of medicine. In sequence, I present some of the important geopolitical changes that gave rise to the emergency of international student mobility on large scales. This phenomenon, inserted in what the bibliography generally called globalization, will be explored in two of its principal contributions to the present study: the appearance of internationalization as an important process for universities, and the expansion of regional integration initiatives, such as the MERCOSUR. At last, the dissertation introduces findings of both quantitative scale, such as the context in which those student mobilities take place, and qualitative form, like the problematics, experiences and intents of the actors involved in this process of international education. That being said, it's discussed the internationalization of higher education in two countries from the Global South and its singularities as a social phenomenon that has not been fully comprehended by the specialized literature, especially when compared to the same process in countries of the Global North.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online (162 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMERCOSUL (Organização)pt_BR
dc.subjectEducação - Globalizaçãopt_BR
dc.subjectMedicina - Estudo e ensino - Argentinapt_BR
dc.subjectEnsino superior - Argentinapt_BR
dc.subjectEstudantes universitários - Brasilpt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.titleInternacionalização da educação superior e novas migrações : as mobilidades de estudantes brasileiros de medicina para universidades na Argentinapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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