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dc.contributor.advisorCappello, Maria Adriana Camargo, 1966-pt_BR
dc.contributor.authorLamas, Selma Maria, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.date.accessioned2022-03-24T16:32:54Z
dc.date.available2022-03-24T16:32:54Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/74007
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Maria Adriana Camargo Cappellopt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Defesa : Curitiba, 18/12/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 124-127pt_BR
dc.description.abstractResumo: A estética, assim como todas as investigações empreendidas por Bergson, repousa sobre o conceito de duração. Ainda que não seja objeto de uma obra específica, certa reflexão estética é desenvolvida em O Riso, na medida em que, nessa obra, o cômico é tratado em sua relação com a arte pura. Dentro dos vários planos da comicidade, com efeito, a alta comédia apresenta certa singularidade, pois contém algo de estético – e não apenas de pragmático, como o cômico em geral –, ocupando um lugar que desafia o pensamento, referindo-se ao mesmo tempo ao superficial e ao profundo, ao indivíduo e à sociedade. A questão estética no cômico está assentada, portanto, na noção de atenção à vida, tratada em Matéria e Memória, e antecipa de certo modo conceitos que serão desenvolvidos e esclarecidos em As duas fontes da moral e da religião, tais como a função fabuladora e o déficit vital, além da ideia mesma de vida. Assim, a alta comédia surge como um elemento integrador – arte e vida, trazendo tanto a marca da punição quanto a da abertura e criação, tendo como paradigmas Molière, amplamente utilizado por Bergson, e Shakespeare, acrescentado nesta tese.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Aesthetics, as well as all investigations undertaken by Bergson, rests on the concept of duration. Although it is not the object of a specific work, a certain aesthetic reflection is developed in ‘Laughter’ as in this work, the comic is treated in its relation to pure art. Within the various planes of comicity, in fact, high comedy presents a certain singularity, as it contains something aesthetic - and not just pragmatic like the comic in general -, occupying a place that challenges thought, referring at the same time to the superficial and deep, to the individual and to society. The aesthetic issue in the comic is based therefore on the notion of attention to life, dealt with in ‘Matter and Memory’, and in a way anticipates concepts that will be developed and clarified in ‘The two sources of morality and religion’, such as the fable function and the vital deficit, in addition to the very idea of life. Thus high comedy emerges as an integrating element – art and life, bearing both the mark of punishment and that of openness and creation, having as paradigms Molière, widely used by Bergson, and Shakespeare, added in this thesis.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (127 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectBergson, Henri, 1859-1941pt_BR
dc.subjectShakespeare, William, 1564-1616pt_BR
dc.subjectMolière, 1622-1673pt_BR
dc.subjectRisopt_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectArtespt_BR
dc.subjectComediapt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.titleO riso : a arte pura, o social e a integração na alta comédiapt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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