O Terceiro Testamento, por Dante Alighieri : a Commedia como projeto de salvação humana e intervenção sócio-literária no contexto de passagem dos séculos XIII-XIV
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Data
2021Autor
Ribeiro, Mariano Meranovicz, 1997-
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Mostrar registro completoResumo
Resumo: A presente pesquisa tem por objeto de estudo o poema Commedia, escrito pelo poeta florentino Dante Alighieri (1265-1321), e interpretado simultaneamente como um texto de caráter bíblico e meio de intervenção social. A leitura que considera a obra como um Terceiro Testamento intencionalmente concebido por Dante já é recorrente nos estudos filológicos e crítico literários, sendo nossa intenção abordá-la no debate historiográfico. Assim, analisando internamente os elementos textuais que corroboram essa interpretação, fundamentando-se nos teóricos que abordam tal perspectiva, operamos uma análise interativa entre contexto, autor e obra, observando como Dante está envolvido no amálgama italiano de seu tempo, participando ativamente, sofrendo e agindo no meio em que vivia. Dando ênfase na biografia do poeta, profundamente envolto nas dinâmicas políticas, culturais e sociais que perpassam seu contexto, apresentamos a Commedia como um meio interventivo, no qual Dante busca não apenas conduzir espiritualmente seus contemporâneos, mas ainda se impor como reformista social, legitimando-se na autoridade divina que ele próprio se investe através da narrativa de seu poema. Desse modo, a Commedia se apresenta como um Terceiro Testamento arraigado de preocupações terrenas, anunciando os caminhos de salvação ao mesmo tempo em que condena os desafetos de seu autor; em suma, ensejando Dante em dar voz às suas respostas contra os anseios e angústias vivenciados em seu tempo. Abstract: This research aims to study the poem Commedia, written by the Florentine poet Dante Alighieri (1265-1321), and interpreted simultaneously as a text of biblical character and a means of social intervention. The reading that considers the work as a Third Testament intentionally conceived by Dante is already recurrent in the philological studies and literary critic, it is our intention to address it in the historiographical debate. Thus, internally analyzing the textual elements that corroborate this interpretation, based on the theorists who approach such perspective, we operate an interactive analysis between context, author and work, observing how Dante is involved in the Italian amalgam of his time, participating actively, suffering and acting in the environment in which he lived. Emphasizing the poet's biography, deeply involved in the political, cultural and social dynamics that permeate his context, we present Commedia as an interventional means, in which Dante seeks not only to spiritually lead his contemporaries, but still to impose himself as social reformist, legitimizing himself in the divine authority which he invests himself through the narrative of his poem. Therefore, the Commedia presents itself as a Third Testament rooted in worldly concerns, announcing the ways of salvation while condemning the disaffections of its author; in short, allowing Dante to give voice to his answers against the desires and anxieties experienced in his time.
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