Do descanso ao sexo : um estudo das práticas hedonistas de lazer e prazer dos turistas gays
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Data
2020Autor
Neves, Christopher Smith Bignardi, 1989-
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Resumo: Este estudo objetiva identificar se o comportamento de consumo em viagens  de lazer dos turistas gays manifesta categorias do hedonismo na perspectiva do  filósofo francês Michel Onfray. A metodologia utilizada foi um estudo composto qualiquantitativo.  O estudo inicia com a historiografia da homossexualidade, o movimento  gay e das identidades LGBTQ+, a partir de uma investigação teórica e empírica  assentada em pesquisa exploratório-descritiva, sob a ótica do pesquisador,  utilizando elementos da Teoria Queer. Num segundo momento, buscou-se o estado  da arte das publicações sobre LGBTQ+ nas dissertações defendidas nos Programas  de Pós-Graduação em Turismo no Brasil e em todos os Anais provenientes dos  Seminários da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo  (ANPTUR), e demais publicações que relacionam o turismo LGBTQ+ no Journal of  Homosexuality, através do método bibliométrico. A base teórico-filosófica do estudo  encontra explicações na filosofia do hedonismo, relacionando a busca do prazer  associada ao turismo, segundo os conceitos de hedonismo pós-moderno na  concepção de Michel Onfray. Conceitua-se o hedonismo a partir de Sócrates, das  escolas cirenaica, epicurista e utilitarista. Para a identificação do locus onde ocorre o  turismo LGBTQ+, buscou-se caracterizar o comportamento de gays e bissexuais,  especificamente, que ocorre com maior ênfase em determinadas cidades, as quais  apresentam uma cena gay ativa, vida noturna movimentada, população com  mentalidade aberta para as diversidades e baixo índice de LGBTfobia, além de  estrutura de hospedagem e serviços abertos ao público gay, consideradas destinos  gay-friendly. Os destinos urbanos concentram a maior quantidade de turistas gays  por apresentarem variedade de entretenimento para o segmento, com atributos  associados à liberdade, além das tradicionais Paradas do Orgulho LGBT. Este  estudo aborda também o turismo sexual, na forma da prostituição masculina, cuja  oferta de serviços sexuais acontece em bares, restaurantes, discotecas, vídeos pub,  clubes gays de diversos tipos e em saunas. O uso das novas tecnologias facilita a  contratação dos serviços sexuais masculinos, possibilitando ao turista programar as  atividades sexuais no destino, conferindo a esta prática caráter hedonista.  Empiricamente, utiliza-se neste estudo três fontes de dados: 1) os dados elaborados  e publicados pelo Community Marketing & Insights, entre os anos de 2012 a 2018  que apresentam caráter universal; 2) uma pesquisa exploratória, como pré-teste,  realizada na 22ª Parada do Orgulho LGBTI de São Paulo (2018); e, 3) uma pesquisa  survey, inserida na plataforma Google Forms, com 1403 respondentes gays e  bissexuais masculinos cisgêneros e transgêneros. Os resultados apontaram que o  público brasileiro difere em diversos aspectos dos turistas norte-americanos, não  refletindo as características econômicas e motivacionais apontadas pela  Organização Mundial do Turismo (2017), além de desmistificar que turistas gays  buscam por turismo sexual. As peculiaridades dos turistas gays e bissexuais  brasileiros traçam um perfil único desse público, caracterizados por não terem filhos,  com idade média de 30 anos, pertencentes a "Classe C", que buscam atividades  culturais e de descanso em suas viagens de lazer. Finalmente, relacionou-se as três  fontes de dados ancoradas nos elementos apontados como característicos da  identidade LGBTQ + com a teoria hedonista. Abstract: This study aims to identify whether the behavior of consumption in leisure  travel of gay tourists manifests categories of hedonism from the perspective of the  French philosopher Michel Onfray. The methodology used was a quantitative  compound study. The study begins with the historiography of homosexuality, the gay  movement and LGBTQ+ identities, from a theoretical and empirical investigation  based on exploratory-descriptive research, from the perspective of the researcher,  using elements of the Queer Theory. In a second moment, we sought the state of the  art of publications on LGBTQ+ in the dissertations defended in the Graduate  Programs in Tourism in Brazil and in all the Anais from the Seminários da  Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR), and  other publications that relate LGBTQ+ tourism in the Journal of Homosexuality,  through the bibliometric method. The theoretical-philosophical basis of the study finds  explanations in the philosophy of hedonism, relating the search for pleasure  associated with tourism, according to the concepts of postmodern hedonism in the  conception of Michel Onfray. Hedonism is conceptualized from Socrates, from the  Circus, Epicurean and Utilitarian schools. For the identification of the locus where  LGBTQ+ tourism occurs, we sought to characterize the behavior of gays and  bisexuals, specifically, which occurs with greater emphasis in certain cities, which  present an active gay scene, busy nightlife, population with an open mindset for the  diversity and low lgbtphobia index, as well as hosting structure and services open to  gay audiences, considered gay-friendly destinations. Urban destinations concentrate  the largest number of gay tourists by presenting a variety of entertainment for the  segment, with attributes associated with freedom, as well as traditional LGBT Pride  Parades. This Study also addresses sex tourism, in the form of male prostitution,  whose offer of sexual services takes place in bars, restaurants, nightclubs, pub  videos, gay clubs of various types and in saunas. The use of new technologies  facilitates the hiring of male sexual services, enabling tourists to program sexual  activities at the destination, conferring this practice hedonistic character. Empirically,  three data sources are used in this study: 1) the data prepared and published by  Community Marketing & Insights, between the years 2012 and 2018 that present a  universal character, an exploratory research, as a pre-test, conducted at the 22nd  Pride LGBTI of São Paulo (2018), and a survey survey, inserted in the Google Forms  platform, with 1403 gay and bisexual male drivers cisgenders and transgender. The  results showed that the Brazilian public differs in several aspects of American  tourists, not reflecting the economic and motivational characteristics pointed out by  the World Tourism Organization (2017), besides demystifying that tourists gays seek  for sex tourism. The peculiarities of Brazilian gay and bisexual tourists, trace a  unique profile of this public, characterized by not having children, with an average  age of 30 years, belonging to "Class C", who seek cultural and rest activities in their  leisure trips. Finally, the three data sources anchored in the elements pointed out as  characteristic of LGBTQ + identity were related to hedonistic theory. 
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