Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSousa, Jorge Pedro, 1967-pt_BR
dc.contributor.authorColombo, Renan, 1987-pt_BR
dc.contributor.otherCervi, Emerson Urizzi, 1972-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Fernando Pessoapt_BR
dc.date.accessioned2022-03-22T15:33:48Z
dc.date.available2022-03-22T15:33:48Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/73401
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Jorge Pedro Sousapt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Emerson Urizzi Cervipt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, em cotutela com a Universidade Fernando Pessoa. Defesa : Porto, 23/07/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 179-201pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Jornalismo e Estudos Midiáticospt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta tese identifica a presença de mitologia política em 134 boatos desmentidos pelo Projeto Comprova durante as eleições presidenciais brasileiras de 2018. Emprega a metodologia de análise de conteúdo do tipo categorial temática (Bardin, 1977; Bauer, 2002), com abordagem qualiquantitativa. Utiliza como principal categoria de análise a classificação de mitologia política de Girardet (1987), que define quatro tipos de mitos: Complô, Era de ouro, Salvador e Unidade. A revisão de literatura tem três focos: a organização do ecossistema midiático em redes digitais; o fenômeno contemporâneo de desinformação, sobretudo política; e a construção de narrativas mitológicas, especialmente em contexto político e a partir da tipologia de Girardet (1987). Os resultados indicaram presença de elementos de mitologia política em dois de cada três boatos examinados. A categoria prevalente foi Complô, seguida por Salvador e Unidade; a categoria Era de ouro teve frequência praticamente nula. A pesquisa também identificou recorrência de boatos com temática conspiratória e caráter de denúncia, voltados principalmente a questionar a legitimidade do sistema eleitoral brasileiro e a denunciar ideias, projetos e propostas supostamente nocivos de candidatos adversários. Outro achado do estudo foi a presença expressiva de boatos voltados à criação de imagem heróica dos candidatos e a gerar mobilização por meio de discursos de tom nacionalista e/ou patriótico. Por fim, o estudo também identificou que a maior parte dos boatos, independentemente da categoria de mitologia apresentada, apresentou contexto favorável à campanha do candidato Jair Bolsonaro, que viria a ser o vencedor do pleito.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This thesis identifies the presence of political mythology in 134 rumors denied by the Projeto Comprova during the Brazilian presidential elections of 2018. It uses thematic categorical content analysis methodology (Bardin, 1977), with a qualitative and quantitative approach. It uses Girardet's (1987) classification of political mythology as its main method of analysis, which defines four types of myths: Conspiration, Savior, Golden Age and Unity. The literature reviewfocuses on three main themes: the organization of the media ecosystem in digital networks; the contemporary phenomenon of disinformation, especially politics; and the construction of mythological narratives, especially in the political context and from typology of Girardet (1987).The results indicated the presence of political mythology elements in two out of the three rumors examined. The prevalent category was Cospiration, followed by Savior and Unity; while the Golden Age category had almost no frequency. The survey also identified a recurrence of rumors with a conspiracy theme and character of denunciation, aimed mainly at questioning the legitimacy of the Brazilian electoral system and denouncing supposedly harmful ideas, projects and proposals by opposing candidates. Another finding of the study was the expressive presence of rumors aimed at creating the heroic image of the candidates and generating mobilization through speeches of a nationalist and / or patriotic tone. Finally, the study also identified that most rumors, regardless of the category of mythology presented, presented a favorable context for the campaign of candidate Jair Bolsonaro, who would later on win the election.pt_BR
dc.description.abstractSommaire: Cette thèse identifie la présence d'une mythologie politique dans 134 rumeurs démenties par le Projeto Comprova lors des élections présidentielles brésiliennes de 2018. Il se utilise d'une méthodologie d'analyse de contenu catégorique thématique (Bardin, 1977), avec une approche qualitative et quantitative. Il se utilise de la classification de Girardet (1987) de la mythologie politique comme principale catégorie d'analyse, qui définit quatre types de mythes: conspiration, l'âge d'or, le sauveur et l'unité. La revue de la littérature s'articule autour de trois axes: l'organisation de l'écosystème médiatique dans les réseaux numériques; le phénomène contemporain de la désinformation, en particulier la politique; et la construction de récits mythologiques, notamment dans le contexte politique et à partir de la typologie de Girardet (1987).Les résultats ont indiqué la présence d'éléments de mythologie politique dans deux des trois rumeurs examinées. La catégorie la plus répandue était Complô, suivie de Salvador et Unidade; la catégorie de l'âge d'or n'avait presque pas de fréquence. L'enquête a également identifié une récurrence de rumeurs avec un thème de conspiration et un caractère de dénonciation, visant principalement à remettre en question la légitimité du système électoral brésilien et à dénoncer les idées, projets et propositions prétendument néfastes des candidats opposés. Un autre résultat de l'étude a été la présence expressive de rumeurs visant à créer l'image héroïque des candidats et à susciter la mobilisation à travers des discours à ton nationaliste et / ou patriotique. Enfin, l'étude a également identifié que la plupart des rumeurs, quelle que soit la catégorie de mythologie présentée, présentaient un contexte favorable pour la campagne du candidat Jair Bolsonaro, qui deviendrait le vainqueur de l'élection.pt_BR
dc.description.abstractResumen: Esta tesis identifica la presencia de la mitologia política en 134 rumores desmentidos por el Projeto Comprova durante las elecciones presidenciales brasilenas de 2018. Utiliza metodologia de análisis de contenido categórico temático (Bardin, 1977; Bauer, 2002), con un enfoque cualitativo y cuantitativo. La principal categoria de análisis utiliza la clasificación de mitologia política de Girardet (1987), que define cuatro tipos de mitos: Conspiración, Edad de Oro, Salvadory Unidad.La revisión de la literatura tiene tres enfoques: la organización dei ecosistema mediático en redes digitales; el fenómeno contemporâneo de la desinformación, especialmente la política; y la construcción de narrativas mitológicas, especialmente en un contexto político y con base en la tipologia de Girardet (1987).Los resultados indicaron la presencia de elementos de la mitologia política en dos de los tres rumores examinados. La categoria predominante fue Conspiración, seguida de Salvador y Unidad; la categoria de la Edad de Oro casi no tenía frecuencia. La encuesta también identifico una recurrencia de rumores con un tema de conspiración y carácter de denuncia, dirigidos principalmente a cuestionar la legitimidad dei sistema electoral brasileno y denunciar ideas, proyectos y propuestas supuestamente daninas de los candidatos opositores. Otro hallazgo dei estúdio fue la expresiva presencia de rumores dirigidos a crear la imagen heróica de los candidatos y generar movilización a través de discursos de tono nacionalista y / o patriótico. Finalmente, el estúdio también identifico que la mayoría de los rumores, independientemente de la categoria de mitologia presentada, presentaban un contexto favorable para la campana dei candidato Jair Bolsonaro, quien se convertiría en el ganador de las elecciones.pt_BR
dc.format.extent1 recuros online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEleições - Brasilpt_BR
dc.subjectDesinformaçãopt_BR
dc.subjectComunicação políticapt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.titleDesinformação e mitologia política : a presença de mitos em boatos desmentidos nas eleições presidenciais brasileiras de 2018pt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples