Editais, lives e videochamadas : o "fazer musical" independente em Curitiba durante a pandemia de Covid-19
Resumo
Resumo: No momento em que se declarou Emergência em Saúde Pública pela pandemia de Covid-19, um dos primeiros setores a fechar suas portas foi o do entretenimento. Com a prudência relacionada ao isolamento social e a prevenção de aglomerações, de repente, várias profissões que dependiam de interações presenciais precisaram ser repensadas. Esta dissertação busca refletir sobre parte dessa "reinvenção", especificamente na música, através de uma investigação etnográfica acerca de como músicos que se proclamam independentes vivenciaram a pandemia na cidade de Curitiba: seus cotidianos e suas reflexões a respeito das condições determinadas pelo isolamento social quanto ao consumo e produção musical. Compreendendo uma análise que parte de meses anteriores à pandemia e se encerra na realização dos projetos locais aprovados no edital da Lei Aldir Blanc, esta pesquisa visa discutir de que forma os músicos reagiram à pandemia em seus primeiros meses e, algum tempo depois, como se adaptaram às condições e possibilidades desta. Entretanto, sem assumir que haja um "jeito certo" para essa adequação, buscando enfatizar a diversidade de vivências e o modo como estas - a partir das relações de auxílio entre músicos, das lives, dos editais de fomento e das videochamadas - se relacionam às características de um "fazer musical" que, embora anterior à pandemia, foi por ela acentuado. Os resultados da pesquisa demonstraram como as vivências desses músicos na pandemia podem ser compreendidas a partir de enfoques da "música como profissão", do "tempo de carreira musical" e das "condições em se autoproduzir". Abstract: When the Covid-19 pandemic was declared an Emergency in Public Health, one of the first sectors to close its doors was the entertainment sector. With the caution related to social isolation and the prevention of agglomerations, suddenly, several professions that depended on face-to-face interactions needed to be rethought. This dissertation seeks to reflect on part of this "reinvention", specifically in the context of music, through an ethnographic investigation about how musicians who claim to be independent experienced the pandemic in the city of Curitiba: their daily lives and their reflections on the conditions determined by social isolation and its relation/in relation to music consumption and production. Comprising an analysis that starts months prior to the pandemic and ends with the concretion of local projects approved with funding of the "Aldir Blanc Law", this research aims to discuss how musicians reacted to the pandemic in its first months and, some time later, how they adapted to its conditions and possibilities. However, without assuming that there is a "right way" for this adaptation, seeking to emphasize the diversity of experiences and the way in which these - the helping relationships between musicians, the performances through live streamming, public funding and video calls - are related to characteristics of a "musical making" that, although previous to the pandemic, was accentuated by it. The research results showed how the experiences of these musicians during the pandemic can be understood from the perspectives of "music as a profession", their "musical career time" and the "conditions for self-production". Resumen: Cuando la pandemia Covid-19 fue declarada Emergencia en Salud Pública, uno de los primeros sectores a cerrar sus puertas fue el sector dei entretenimiento. Con la prudência relacionada con el aislamiento social y la prevención de aglomeraciones, de repente, varias profesiones que dependían de las interacciones cara a cara tuvieron que repensarse. Esta disertación busca reflexionar sobre parte de esta "reinvención", especificamente en la música, a través de una investigación etnográfica sobre cómo los músicos que dicen ser independientes vivieron la pandemia en la ciudad de Curitiba: su cotidianidad y sus reflexiones sobre las condiciones determinadas por lo aislamiento social al consumo y producción musical. Compuesta por un análisis que comienza desde meses antes de la pandemia y finaliza con la realización de proyectos locales aprobados por la financiación de la "Ley Aldir Blanc", esta investigación tiene como objetivo discutir cómo reaccionaron los músicos ante la pandemia en sus primeros meses y, en algún momento después, cómo se adaptaron a sus condiciones y posibilidades. Sin embargo, sin asumir que existe un "camino correcto" para esta adaptación, buscando enfatizar la diversidad de experiencias y la forma en que estas se relacionan con características de una "creación musical" que, aunque anterior a la pandemia, se acentuo por ella. Los resultados de la investigación mostraron cómo las experiencias de estos músicos en la pandemia pueden entenderse desde las perspectivas de "la música como profesión", lo "tiempo de carrera musical" y las "condiciones para la autoproducción".
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