A educação de jovens e adultos em tempos de crise ambiental : dilemas, práticas, reflexões
Resumo
Resumo: O presente estudo, em caráter de ensaio, busca refletir sobre a vida de jovens do campo e da cidade frente às dinâmicas do mundo capitalista selvagem e globalizado, compreendido como um modo de domínio que transforma e se apropria vorazmente nas esferas sociais e ambientais. O fio condutor da narrativa é a trajetória do autor, educador, ambientalista e originário de contexto agrícola no interior do estado do Paraná, atravessado por transformações decorrentes da mecanização e industrialização da agricultura. Tal trajetória é posta em diálogo com registros de classe, realizados entre o período de 1995 à 2019, durante aulas ministradas pelo autor enquanto professor da educação de jovens e adultos/EJA no município de Abatiá (PR) e Curitiba (Capital Paranaense). Busca-se refletir sobre o papel da educação diante de um conjunto de temas socioambientais, entre eles: as imposições da revolução agrícola e industrial sobre os padrões locais de produção e consumo, o processo migratório e as transformações no campo e na cidade, os impactos ambientais sentidos nas vidas das pessoas em decorrência da contaminação ambiental e alimentar resultante do uso de agrotóxicos. O ensaio é um convite à reflexão sobre uma ecologia na prática, centrada na análise de nossas vidas, cujos valores sociais se veem ameaçados em prol do "progresso" exigindo outras abordagens de educação ambiental. Abstract: This study, as an essay, seeks to reflect on the lives of young people from the countryside and the city in the face of the dynamics of the wild and globalized capitalist world, understood as a mode of domination that transforms and voraciously appropriates itself in social and environmental spheres. The guiding thread of the narrative is the trajectory of the author, educator, environmentalist and originally from the agricultural context in the interior of the state of Paraná, crossed by transformations resulting from the mechanization and industrialization of agriculture. Such trajectory is put in dialogue with class records, carried out between 1995 to 2019, during classes taught by the author as a teacher of youth and adult education / EJA in the city of Abatiá (PR) and Curitiba (Capital Paranaense). It seeks to reflect on the role of education in the face of a set of socio-environmental themes, including: the impositions of the agricultural and industrial revolution on local patterns of production and consumption, the migratory process and changes in the countryside and in the city, the impacts environmental effects in people's lives due to environmental and food contamination resulting from the use of pesticides. The essay is an invitation to reflect on an ecology in practice, centered on the analysis of our lives, whose social values are threatened in favor of "progress" requiring other approaches to environmental education.
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