Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorEgg, André, 1973-pt_BR
dc.contributor.authorQuadros, Camila, 1995-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.date.accessioned2022-02-07T15:34:00Z
dc.date.available2022-02-07T15:34:00Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/73274
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. André Eggpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciêncuias Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa : Curitiba, 16/09/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 108-112pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esse trabalho procura compreender a relação da capoeira contemporânea com o passado e, principalmente, com a história afro-brasileira. Baseando-se nas canções entoadas pelos capoeiristas, as quais serviram como fontes históricas da pesquisa, buscamos esclarecer as críticas à história que são feitas através dessas músicas, as quais também servem como instrumentos de elaboração e compartilhamento de um passado, o qual tenha sentido com as demandas dos capoeiristas no presente. Dessa forma, nossa metodologia considerou as diferentes características dessas canções, sua instrumentação e performance, a fim de nos atentarmos aos significados que elas adquirem, quando são entoadas nas rodas de capoeira. Isso foi aliado a uma bibliografia, cujos autores tratam sobre aspectos teóricos da historiografia, suas relações com a memória e com as percepções dos sujeitos que estão fora da produção acadêmica. E também referências que trabalham com culturas negras, predominantemente orais, tal como nosso objeto de estudo. Por fim, nossas leituras nos levaram a conhecer o contexto histórico, em que determinados discursos e narrativas foram constituídos e se fortaleceram, corroborando com a luta antirracista brasileira, a qual ganhou novos contornos políticos e culturais, nas últimas décadas do século XX. Assim, a pesquisa pautou-se em reflexões sobre a história, a capoeira, a instrumentalização das canções como reivindicação do passado, a atual configuração do movimento negro brasileiro e os elos existentes entre esses assuntos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This thesis seeks to understand the contemporary capoeira relationship with the past, and with the Afro-Brazilian history especially. Based on capoeira songs as historical sources, we sought to clarify the critiques of History that are made through these songs, which also serve as instruments for elaborating and sharing a past which makes sense with the demands of capoeiristas today. Therefore, our methodology considered the different characteristics of these songs, their instrumentation and performance, in such a way as to focus on the meanings they take on when sung in capoeira circles. This was allied to a bibliography dealing with the theory of historiography, its relations with memory, and with the perceptions of subjects outside academic production. And also references that work with black cultures, predominantly oral, such as our object of study. Finally, our readings led us to know the historical context in which certain discourses and narratives were constituted and became stronger, corroborating the Brazilian anti-racist struggle, which gained new political and cultural contours in the last decades of the 20th century. Thus, the research was based on reflections on history, capoeira, the use of songs to reclaim the past, the current configuration of the Brazilian black movement, and the links between these issues.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (124 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCapoeirapt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectNegrospt_BR
dc.subjectMovimentos sociaispt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.title"Minha alma é livre, o berimbau me libertou" : história e capoeira, um estudo a partir das suas cançõespt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples