Alcances e limites na gerência da DARPA-EUA (1958-2018) : o caso do Escritório de Tecnologias Biológicas
Resumo
Resumo: Esse trabalho trata da constituição da Agência de Projetos Avançados de Pesquisa em Defesa (DARPA) e da instituição recente do Escritório de Tecnologias Biológicas (BT0) em 2014. A DARPA é uma organização de financiamento a pesquisa, conhecida por ser relativamente horizontal em sua hierarquia. São apenas 3 camadas de autoridade, o Diretor da Agência, os Diretores dos Escritórios e os Gerentes de Programa mais o pessoal administrativo. Os Gerentes são a maioria nessa burocracia, eles são os agentes responsáveis por criar os Programas de financiamento e selecionar os parceiros que performarão a pesquisa para a DARPA. Buscaremos compreender os critérios de seleção desses Gerentes a partir de um estudo histórico, baseado em documentos oficiais e extraoficiais, relacionando-os com os principais acontecimentos políticos que condicionavam a ação do Estado dos Estados Unidos da América, especialmente a formação do "Complexo Industrial- Militar" no Pós-guerra e suas transformações recentes. Também problematizamos a narrativa oficial da Agência, apontando para certas inconsistências ou tópicos que, em razão das polêmicas que suscitam, foram pouco exploradas. Com isso, nós contextualizamos a instituição do BTO, indicando para os fatos que o precederam, relacionando-os com a agenda do Governo Federal para ciência e tecnologia, acontecimentos políticos importantes como as Guerras travadas e a percepção de que o poderio econômico e militar dos EUA estaria em declínio relativo às potências emergentes. Tendo isso em vista, tentamos explicar o fato de que, atualmente, são as Universidades o conjunto mais notável de parceiros no BTO, recebendo a maior parte dos recursos e da atenção dos Gerentes, seguidas das empresas emergentes (startup's) e as subsidiárias de grandes corporações que comercializam tecnologias para uso-dual (que servem tanto para os militares quanto para os civis). Tal padrão, característico ao BTO, implica que atualmente o Departamento de Defesa (DoD) dos EUA têm se aproximado de setores da economia que anteriormente, nos anos Bush, eram marginais. Consequentemente os fornecedores tradicionais (a Indústria de Defesa stricto senso) hoje ocupam espaços e oportunidades específicas. Ou seja, a partir do estudo do b To e seus gerentes, apontamos para um processo de diversificação, no qual o DoD têm reforçado suas relações com organizações civis, delegando a elas algumas responsabilidades. Ao mesmo tempo, O DoD promove novos negócios em Biotecnologia através do financiamento direto às atividades de universidades e startups, reduzindo com isso os custos financeiros dos possíveis fracassos no desenvolvimento de tecnologias viáveis. Abstract: This work deals with the constitution of the Defense Advanced Research Projects Agency (DARPA) and the recent institution of the Biological Technologies Office (BT0) in 2014. DARPA is a research funding organization, known to be relatively horizontal in its hierarchy. There are only 3 layers of authority, the Director of the Agency, the Directors of the Offices and the Program Managers plus the administrative staff. The Program Managers are the majority in this bureaucracy, they are the actors responsible for creating the financing programs and selecting the partners who will perform the research for DARPA. We will seek to understand the criteria for selecting these Program Managers from a historical study, based on official and unofficial documents, relating them to the main political events that conditioned the action of the State of the United States of America, especially the formation of the "Complex Military-Industrial" in the post-Wars and its recent transformations. We also problematized the Agency's official narrative, pointing to certain inconsistencies or topics that, due to the controversies they raise, were little explored. With this, we contextualize the institution of BTO, indicating for the facts that preceded it, relating them with the Federal Government's agenda for science and technology, important political events such as the Wars fought and the perception that the economic and military power of the USA, when compared to emerging powers, would be declining. With this in mind, we try to explain the fact that, today, Universities are the most notable set of partners in BTO, receiving most of the resources and attention from Managers, followed by startups and the subsidiaries of large corporations that sell technologies for dual use (which serve both the military and civilians). Such a pattern, characteristic of the BTO, implies that currently the US Department of Defense has approached sectors of the economy that previously, in the Bush years, were marginal. Consequently, traditional suppliers (the military industry in the strict sense) now occupy specific spaces and opportunities. In other words, from the study of the BTO and its managers, we point to a diversification process, in which the Department of Defense has strengthened its relations with civil organizations, delegating some responsibilities to them. At the same time, the DoD promotes new businesses in Biotechnology through direct funding to the activities of universities and startups, thereby reducing the financial costs of possible failures in the development of viable technologies.
Collections
- Dissertações [175]