dc.contributor.advisor | Oliveira, Dennison de, 1964- | pt_BR |
dc.contributor.author | Luder, Andréia Elizabeth Bohn, 1995- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-01-21T16:57:20Z | |
dc.date.available | 2022-01-21T16:57:20Z | |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/72689 | |
dc.description | Orientador: Profº Drº Dennison de Oliveira | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa: Curitiba, 01/10/2021 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências: p. 119-123 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A aviação civil pode ser utilizada como instrumento de ideologias políticas interferindo nas relações de comércio e defesa. Portanto, o trabalho se enquadra nos assuntos relacionados às relações internacionais, questões políticas e comerciais brasileiras durante o período de 1930-1945, período que será marcado pela disputa no setor aeronáutico entre os mercados europeus e norte-americanos por toda a América Latina. No Brasil durante o conflito da segunda guerra, o setor aéreo civil se configurou como estratégico na questão militar e também mercadológico já visando o período do pós-guerra. O trabalho propõe uma análise sobre as relações de disputa com base no relatório realizado pelo Coordinator of Commercial and Cultural Relations Between the American Republics para o governo estadunidense de 1941, nele temos um estudo sobre as rotas aéreas e as companhias que atuam na América Latina concluindo que deve ser eliminada a presença da empresa alemã Lufthansa e de suas subsidiárias apresentando como proposta de substituição por uma empresa estadunidense. A companhia indicada seria a Pan American Airways que já possuía um acordo com o governo dos EUA, pois já participava do Airport Development Program (ADP), onde a empresa com o apoio de suas subsidiárias construíram e aparelharam aeroportos na América Latina que fossem de interesse estratégico dos militares estadunidenses. No Brasil o ADP foi aplicado pela Panair do Brasil, via Decreto Nº 3.462 de 1941, além de construir e melhorar os aeroportos da região nordestina, também foi uma forma de observar a presença alemã. No quadro das relações de subordinação do Brasil às políticas imperialistas de domínio político e econômico estadunidenses, a importância da pesquisa reside na possibilidade de se entender as ações de tais instâncias de condução de relações internacionais como uma forma dos produtos aeronáuticos dos estados Unidos dominaram o mercado brasileiro, ou seja, a expansão da influência estadunidense dentro do setor aeronáutico civil nacional. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: The civil aviation can be used as political ideologies instrument interfering in trade affairs and defense. Therefore, the study fits into issues related to international relations, political and Brazilian trade issues during the period 1930-1945, a period that will be marked by disputes in the aeronautical sector between European and North American markets throughout Latin America. In Brazil during the conflict of the second war, the civil aviation sector was configured as strategic in the military and also market question, already aiming at the post-war period. The paper proposes an analysis of dispute relations based on the report by the Coordinator of Commercial and Cultural Relations Between the American Republics for the US government in 1941, in which we have a study on air routes and companies operating in Latin America, concluding that the presence of the German company Lufthansa and its subsidiaries, presenting as a proposal for replacement by a US company, should be eliminated. The company indicated would be Pan American Airways, which already had an agreement with the US government, as it already participated in the Airport Development Program (ADP), where the company, with the support of its subsidiaries, built and equipped airports in Latin America that were of interest of the US military. In Brazil, the ADP was distributed by Panair do Brasil, via Decree Nº 3,462 of 1941, in addition to building and improving airports in the Northeast region, it was also a way of observing the German presence. In the context of Brazil's subordination relations to US imperialist policies of political and economic domain, an importance of the research lies in the possibility of understanding the action of such competences in conducting international relations as a way in which the aeronautical products of the United States dominated the Brazilian market, that is, as an expansion of US influence within the national civil aviation sector. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (123 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Aeronáutica - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Aeronáutica comercial | pt_BR |
dc.subject | Guerra Mundial, 1939-1945 | pt_BR |
dc.subject | Brasil - Aviação | pt_BR |
dc.subject | Brasil - Relações exteriores | pt_BR |
dc.subject | Estados Unidos - Relações exteriores | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.title | Flight Data Recorder : aviação comercial brasileira e a expansão da influência estadunidense, 1930-1945 | pt_BR |
dc.type | Dissertação Digital | pt_BR |