• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016027P9 Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Arqueologia
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016027P9 Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Arqueologia
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    "Salve Maria" : as distintas manifestações do Congado na cidade de Ouro Preto (MG)

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - BRUNA GONCALVES DE PADUA REIS.pdf (9.221Mb)
    Data
    2021
    Autor
    Reis, Bruna Gonçalves de Pádua, 1995-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A presente dissertação de mestrado tem como objetivo identificar as distintas manifestações festivo-religiosas do Congado na cidade de Ouro Preto, no Estado de Minas Gerais, a partir do estudo etnográfico da história de formação da Guarda de Congado e Moçambique de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia e da Guarda de Congo Manto Azul de Nossa Senhora Aparecida e São Benedito, identificando seus mitos fundadores, suas respectivas festas, seus aspectos ritualísticos e suas relações com as religiões de matriz africana. Enquanto manifestação cultural afro-brasileira, o Congado aparece para os integrantes das guardas como um espaço de construção de uma identidade positiva do ser negro diante das narrativas sobre o passado da escravidão em Ouro Preto, conferindo protagonismo e agência aos congadeiros e congadeiras que lutam por reconhecimento na cidade-patrimônio. Por meio do Congado, a pesquisa identifica a estruturação da cidade a partir da categoria do morro dos moradores, dos estudantes e do turismo, sendo essa teia de relações fundamental para a compreensão do projeto das guardas estudadas, suas narrativas de tradição e legitimação. Além disso, o estudo aponta para a rede de sociabilidade inerente às guardas de Congado como as viagens regionais e o sistema de pagamento de festa, indicando algumas das adaptações dessa rede diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
     
    Abstract: he present master's dissertation aims to identify the different festive-religious manifestations of Congado in the city of Ouro Preto, in the State of Minas Gerais, based on the ethnographic study of the formation history of Guarda de Congado e Moçambique de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia and the Guarda de Congo Manto Azul de Nossa Senhora Aparecida e São Benedito, identifying their founding myths, their respective festivals, their ritualistic aspects and their relations with religions of African origin. As an Afro-Brazilian cultural manifestation, Congado appears to members of the guards as a space for the construction of a positive identity of the black being in the face of narratives about the past of slavery in Ouro Preto, giving protagonists and agency to the congadeiros and congadeiras that fight recognition in the heritage city. Through Congado, the research identifies the structuring of the city based on the category of residents hills, students and tourism, and this web of relationships is fundamental to understanding the design of the guards studied, their narratives of tradition and legitimation. In addition, the study points to the sociability network inherent to Congado's guards such as regional travel and the party payment system, indicating some of the adaptations of this network in the face of the pandemic of the new coronavirus (Covid-19).
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/72508
    Collections
    • Dissertações [67]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV