"Salve Maria" : as distintas manifestações do Congado na cidade de Ouro Preto (MG)
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Data
2021Autor
Reis, Bruna Gonçalves de Pádua, 1995-
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Resumo: A presente dissertação de mestrado tem como objetivo identificar as distintas manifestações festivo-religiosas do Congado na cidade de Ouro Preto, no Estado de Minas Gerais, a partir do estudo etnográfico da história de formação da Guarda de Congado e Moçambique de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia e da Guarda de Congo Manto Azul de Nossa Senhora Aparecida e São Benedito, identificando seus mitos fundadores, suas respectivas festas, seus aspectos ritualísticos e suas relações com as religiões de matriz africana. Enquanto manifestação cultural afro-brasileira, o Congado aparece para os integrantes das guardas como um espaço de construção de uma identidade positiva do ser negro diante das narrativas sobre o passado da escravidão em Ouro Preto, conferindo protagonismo e agência aos congadeiros e congadeiras que lutam por reconhecimento na cidade-patrimônio. Por meio do Congado, a pesquisa identifica a estruturação da cidade a partir da categoria do morro dos moradores, dos estudantes e do turismo, sendo essa teia de relações fundamental para a compreensão do projeto das guardas estudadas, suas narrativas de tradição e legitimação. Além disso, o estudo aponta para a rede de sociabilidade inerente às guardas de Congado como as viagens regionais e o sistema de pagamento de festa, indicando algumas das adaptações dessa rede diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Abstract: he present master's dissertation aims to identify the different festive-religious manifestations of Congado in the city of Ouro Preto, in the State of Minas Gerais, based on the ethnographic study of the formation history of Guarda de Congado e Moçambique de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia and the Guarda de Congo Manto Azul de Nossa Senhora Aparecida e São Benedito, identifying their founding myths, their respective festivals, their ritualistic aspects and their relations with religions of African origin. As an Afro-Brazilian cultural manifestation, Congado appears to members of the guards as a space for the construction of a positive identity of the black being in the face of narratives about the past of slavery in Ouro Preto, giving protagonists and agency to the congadeiros and congadeiras that fight recognition in the heritage city. Through Congado, the research identifies the structuring of the city based on the category of residents hills, students and tourism, and this web of relationships is fundamental to understanding the design of the guards studied, their narratives of tradition and legitimation. In addition, the study points to the sociability network inherent to Congado's guards such as regional travel and the party payment system, indicating some of the adaptations of this network in the face of the pandemic of the new coronavirus (Covid-19).
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