Um olhar sobre o nicho Geek em Curitiba/PR
Resumo
Resumo: A cultura pop representa e é apreciada pela sociedade contemporânea, por suas facetas do entretenimento, que envolvem a produção e o consumo em massa de manifestações culturais populares e midiáticas oriundas do cinema, fotografia, televisão, quadrinhos, música, plataformas digitais e redes sociais. Estas manifestações alimentam o lúdico e a fantasia do imaginário humano, capaz de gerar microambientes compostos por integrantes que compartilham de interesses em comum, um desses grupos pode ser identificado como geeks ou nerds. Este grupo forma uma subcultura que tem estabelecido hábitos próprios e buscam um forte relacionamento com o universo por eles criado, através das convenções, eventos, comércio, alimentos e bebidas, pontos de lazer e locais que possuem um significado afetivo como produto cultural desta subcultura. Estes hábitos voltados à temática geek tem afetado diretamente a atividade turística, visto que muitos viajam para explorar ainda mais esse universo. Ao reconhecer estes comportamentos tornou-se necessário explorar este público e, para isso, foi estabelecido como objetivo geral desta pesquisa compreender como o consumo geek pode contribuir no desenvolvimento do turismo em Curitiba/PR. A cidade de Curitiba é um destino turístico bem consolidado e sustenta a característica de ser uma cidade inovadora, através das ações que adota. A subcultura geek tem se mostrado presente na cidade, através de eventos e empreendimentos e isso permitiu que se pesquisasse a potencialidade que isso representa, devido ao volume presente. A metodologia utilizada foi de caráter exploratória de abordagem qualitativa com análises descritivas, que permitiu um levantamento bibliográfico para composição do referencial teórico, seguido de uma análise bibliométrica com o auxílio do software VOSviewer, a fim de correlacionar o turismo, a cultura pop e o universo geek e, por último foi utilizado a aplicação de um questionário digital voltado ao público geek, com o objetivo de sondar seus hábitos e predileções, além de um mapeamento de estabelecimentos em Curitiba relacionados ao nicho geek, que identificou os setores de alimentos e bebidas, comércio, eventos, entretenimento e lazer. Após o mapeamento dos atrativos da cidade e da identificação do público, os resultados demonstraram que Curitiba possui capacidade de se tornar um destino turístico geek, devido a infraestrutura que possui e a variedade de ofertas dispostas na cidade, porém ainda carece de investimentos em divulgação e ofertas turísticas voltadas para este nicho. A pesquisa permitiu também que após o mapeamento da oferta turística geek da cidade, fosse identificada oportunidades de desenvolvimento turístico, através de roteiros, gastronomia e comércios personalizados, capaz de suprir as necessidades externadas pelo consumidor geek. Abstract: Pop culture represents and is appreciated by contemporary society for its facets of entertainment, which involve the production and mass consumption of popular and media cultural manifestations from film, photography, television, comics, music, digital platforms and social networks. These manifestations feed the playful and fantasy of the human imaginary, capable of generating microenvironments composed of members who share common interests, one of these groups can be identified as geeks or nerds. This group forms a subculture that has established its own habits and seeks a strong relationship with the universe created by them, through conventions, events, commerce, food and beverages, leisure points and places that have an affective meaning as a cultural product of this subculture. These geek-themed habits have directly affected tourist activity, as many travels to explore this universe further. Recognizing these behaviors, it became necessary to explore this public and, for this, it was established as the general objective of this research to understand how geek consumption can contribute to the development of tourism in Curitiba/PR. The city of Curitiba is a well-established tourist destination and sustains the characteristic of being an innovative city, through the actions it adopts. The geek subculture has been present in the city, through events and ventures and this allowed the research of the potential that this represents, due to the present volume. The methodology used was exploratory in qualitative approach with descriptive analyses, which allowed a bibliographic survey for the composition of the theoretical framework, followed by a bibliometric analysis with the help of VOSviewer software, in order to correlate tourism, pop culture and the geek universe, and finally, the application of a digital questionnaire aimed at the geek audience was used, with the objective of probed their habits and predilections, in addition to a mapping of establishments in Curitiba related to the geek niche, which identified the sectors of food and beverages, commerce, events, entertainment and leisure. After mapping the attractions of the city and the identification of the public, the results showed that Curitiba has the capacity to become a geek tourist destination, due to the infrastructure it has and the variety of offers arranged in the city, but still lacks investments in dissemination and tourist offers focused on this niche. The research also allowed that after mapping the geek tourist offer of the city, opportunities for tourist development were identified, through itineraries, gastronomy and personalized trades, able to meet the external needs of the geek consumer.
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