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dc.contributor.advisorPécora Junior, José Eduardo, 1976-pt_BR
dc.contributor.authorPaz, Lorena Carvalho da, 1995-pt_BR
dc.contributor.otherLoch, Gustavo Valentim, 1985-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-01-10T14:47:48Z
dc.date.available2022-01-10T14:47:48Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/72152
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. José Eduardo Pécora Júniorpt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Gustavo Valentim Lochpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Defesa : Curitiba, 26/05/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 75-79pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Pesquisa Operacionalpt_BR
dc.description.abstractResumo: O transporte intra-hospitalar de pacientes realizado em macas é um processo importante e que requer atenção pois o tempo desse deslocamento pode influenciar no agravamento do estado de saúde dos pacientes. Existe um número de funcionários (maqueiros) para realizar o deslocamento e cada paciente tem um nível de prioridade para ser deslocado. Cada nível de prioridade tem um tempo máximo em que o paciente deve ser deslocado e quando esse tempo é ultrapassado o paciente recebe uma prioridade mais urgente. Esse tempo se trata do tempo de transformação de prioridades. Baseado na solicitação de um hospital canadense e em um artigo inicial do tema, foi realizada uma expansão do modelo para, após esse tempo limite, o paciente receber um nível de prioridade mais urgente para ser atendido mais rapidamente. O problema abordado será o tempo de espera para deslocamento e foi resolvido como sendo um sistema clássico de máquinas paralelas (parallel machine). Apesar do tema ter algumas abordagens, nenhuma toma como base a transformação de níveis de prioridade na fila de atendimento. Portanto, neste trabalho foi proposto um modelo de programação linear inteira mista para a transformação de prioridades no deslocamento intra-hospitalar utilizando as instâncias propostas de um artigo inicial sobre o tema. Foi realizada a comparação entre 3 tipos de testes (do modelo original, modelo com transformação de prioridades e o modelo desenvolvido nesse trabalho com transformação e melhoria de tempo) e para análise dos resultados vários aspectos foram levados em consideração: maior tempo de término entre as atividades, função objetivo, tempo de atraso médio por prioridade, tempo de resposta por prioridade, tempo ocioso dos maqueiros e atraso por prioridade. Sabe-se que o modelo aqui desenvolvido apresentou melhoras em alguns aspectos e a maior contribuição do estudo foi a sugestão de modificação dos tempos de prioridade, principalmente na prioridade 4 que é a mais urgente, reduzindo assim os atrasos recorrentes. O estudo desses tempos é um dos pontos fundamentais para a tomada de decisão do atendimento do hospital em questão, bem como a busca de um deslocamento sem demoras e atrasos, respeitando a necessidade hospitalar de cada paciente.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Intra-hospital patient transport on stretchers is an important process that requires attention because the time of this displacement can influence the worsening of the patients' health status. There are a number of employees (stretcher bearers) to perform the displacement and each patient has a priority level to be moved. Each priority level has a maximum time in which the patient must be moved, and when this time is exceeded, the patient receives a more urgent priority. This time is the priority transformation time. Based on a request from a Canadian hospital and an early article on the subject, an expansion of the model was made so that after this time limit, the patient would receive a more urgent priority level to be seen more quickly. The problem addressed will be the displacement waiting time and was solved as a classic parallel machine system. Although the subject has some approaches, none of them is based on the transformation of priority levels in the queue. Therefore, in this work, a mixed integer linear programming model was proposed for the transformation of priorities in intra-hospital displacement using the proposed instances from an initial paper on the subject. A comparison between 3 types of tests (the original model, the model with priority transformation and the model developed in this work with transformation and time improvement) was performed and to analyze the results several aspects were taken into consideration: longest completion time between activities, objective function, average delay time per priority, response time per priority, idle time of waiters and delay per priority. It is known that the model developed here presented improvements in some aspects and the greatest contribution of the study was the suggestion to modify the priority times, especially in priority 4 which is the most urgent, thus reducing recurring delays. The study of these times is one of the fundamental points for decision making in the care of the hospital in question, as well as the search for a displacement without delays and delays, respecting the hospital needs of each patient.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (80 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPacientes - Transportept_BR
dc.subjectEngenharia de Produçãopt_BR
dc.subjectSistemas de informação hospitalarpt_BR
dc.subjectProgramação linearpt_BR
dc.titleModelo matemático para tempo de transformação de prioridades no deslocamento intra-hospitalarpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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