• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016006P1 Programa de Pós-Graduação em Genética
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016006P1 Programa de Pós-Graduação em Genética
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Ensino de genética no curso de zootecnia : pertinência e os impactos do uso de elementos das metodologias ativas

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - LUCAS FAGUNDES SILVEIRA.pdf (7.201Mb)
    Data
    2021
    Autor
    Silveira, Lucas Fagundes, 1994-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: As metodologias ativas de ensino vêm se mostrando eficazes em cursos superiores, principalmente na área da saúde e administração, pois simulam as tarefas que o aluno irá executar depois de formado. O objetivo desta pesquisa foi avaliar se a inserção de elementos de educação ativa mesclados à aulas expositivas tradicionais aumentaria a motivação dos alunos de zootecnia a aprender genética e evolução, melhorando os elevados níveis de reprovação e desistência que o curso vem apresentando ao longo dos anos. O trabalho relata a aplicação de metodologias ativas de ensino na disciplina de Genética básica e Evolução em duas turmas do curso de graduação de Zootecnia na Universidade Federal do Paraná, uma presencial e outra de forma remota, durante o período de isolamento, devido à pandemia da SARS-CoV-2. Entre as atividades propostas estão a produção de material didático, resolução de problemas contextualizados à rotina do zootecnista, jogos e demais práticas com elementos ativos de ensino. Por meio da análise de questionários e das mudanças na taxa de reprovação e desistência, atrelada ao relato dos professores e alunos e um diário de bordo, foi possível verificar aumento da motivação dos alunos, maior entendimento da conexão entre os conteúdos e a profissão de zootecnista e um aumento significativo na taxa de aprovação dos alunos. Palavras-chave: Genética, Aprendizagem ativa, Ensino, Educação, Zootecnia.
     
    Abstract: The active learning methodologies have been showing great results in university courses, mainly healthy and business related, because it emulates the tasks which the students will do once they are formed. The main objective of this research was to verify if the active learning elements together with classic expositive classes causes an enhancement in the motivation of the zootechnics students in learning genetics and evolution, decreasing the high rates of failing and quitting observed in the course in the latest years. This work reports the active learning methods application in two groups of zootechnics students considering Basic Genetics and Evolution courses at Federal University of Paraná, one in-person and other by distance, due the SARS-CoV-2 pandemy. Among the activities applied there are: didactic materials production, problem-based learning, zootechnics contextualized examples, games and other types of active learning practices. The analysis of questionnaires and the approval rates linked with reports of teachers and students and an appointment book, verified an enhancement in motivation of students, higher understanding between the course's content and about their future profession as zootechnists as well as a significant improvement in the approval rate. Key-words: Genetics, Active Learning, Learning, Education, Zootechnics.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/71905
    Collections
    • Dissertações [224]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV