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dc.contributor.authorManhães, Franciele Alves, 1985-pt_BR
dc.contributor.otherMusial, Nayane Thais Krespi, 1988-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Contabilidadept_BR
dc.date.accessioned2021-08-09T17:52:23Z
dc.date.available2021-08-09T17:52:23Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/71593
dc.descriptionOrientadora: Prof(a). Dr(a). Nayane Thais Krespi Musialpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade. Defesa : Curitiba, 24/02/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Desafios relacionados com a docência no ensino superior são inúmeros e ocorrem do início ao fim da carreira docente. Neste sentido, esta pesquisa buscou abordar os desafios da profissão do docente dos cursos superiores em ciências contábeis, mais especificamente, as previsões sobre o fim da profissão contábil ocorridas pela substituição da mão de obra pela tecnologia e as mudanças trazidas à docência pela Pandemia do Covid-19. Assim, o presente estudo teve como objetivo analisar a relação entre os desafios da profissão docente e a resiliência dos professores dos cursos brasileiros de graduação em Ciências Contábeis. A pesquisa contou com 288 participantes. Primeiramente foram levantadas informações sociodemográficas dos respondentes, para caracterização da amostra que permitiram identificar características dos respondentes. Os dados apresentaram algumas especificidades, como: predominância do sexo masculino, grande parte dos professores estão vinculados a instituições públicas, a maioria dos salários estão acima dos R$ 5.000,00 mensais, além de possuírem a maioria titulação mínima de Mestrado. Após, para atingimento do primeiro objetivo de pesquisa, buscou-se verificar como os professores percebem os desafios da profissão docente. Para tanto, foi criado um questionário, que buscou levantar questões sobre os desafios da profissão docente contábil. Após realização da análise fatorial, foram encontrados 4 fatores, sendo eles: Substituição tecnológica, Estabilidade, Futuro Tecnológico e Mudanças ambientais, tais fatores explicaram 65,37% da Escala. Em seguida, para atingimento do segundo objetivo, buscou-se através da Estatística Descritiva, descrever a moda e frequência do questionário sobre os desafios da profissão de docente contábil e da ERA. Logo após, para atendimento do terceiro objetivo de pesquisa, foram investigadas se as características sociais conduzem a diferentes níveis de resiliências nos professores dos cursos brasileiros de graduação em Ciências Contábeis. Para isso, buscou-se através de testes de diferença de médias de Kruskal-Wallis e teste U de Mann- Whitney, verificar se as amostras são extraídas da mesma população. Como resultado, a pesquisa não evidenciou diferenças na resiliência dos professores em relação às características sociodemográficas pesquisadas. O quarto objetivo buscou explorar que tipos de relação existentes entre os desafios da profissão docente e a resiliência dos professores dos cursos brasileiros de graduação em Ciências Contábeis. Para tanto, utilizou-se do Coeficiente de correlação de postos de Spearman para se verificar a existência ou não de associações entre os Fatores do questionário sobre os Desafios Profissionais do Docente Contábil e a ERA. Como resultado, verificou-se algumas correlações significantes, em suas maiorias leves, com exceção da correlação entre o fator "Estabilidade" e o Fator "Futuro Planejado", que evidenciou um coeficiente de ?=-0,361, sendo uma correlação moderada. Ademais, o Fator "Estabilidade", foi o que apresentou o maior número de correlações significativas, ou seja, quanto mais o docente acreditar que a profissão docente contábil continuará igual com o tempo e que a educação continuada não interfere na continuidade das suas atividades laborais, menor tenderá a ser os fatores atrelados a resiliência. Em geral, a maioria dos respondentes se mostrou confiante quanto ao futuro da profissão contábil, evidenciando possuir resiliência e boas perspectivas em relação ao futuro profissão do docente contábil, acreditando na continuação da profissão, mesmo com as mudanças e avanços nas TIC's. Ademais, os respondentes em sua maioria não consideram as mudanças tecnológicas e as notícias sobre o fim da profissão contábil como um desafio. Por fim, este estudo possibilita a reflexão acerca das mudanças profissionais ocorridas pelas TICs e pela Pandemia do Covod-19, já que tais fatores externos interferem de forma direta nas atividades docentes. Palavras-chave: Resiliência. Desafios. Profissão docente contábil.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Challenges related to teaching in higher education are numerous and occur from the beginning to the end of the teaching career. In this sense, this research sought to address the challenges of the teaching profession of higher education courses in accounting sciences, more specifically, the predictions about the end of the accounting profession that occurred due to the replacement of labor by technology and the changes brought to teaching by Covid's Pandemic -19. Thus, the present study aimed to analyze the relationship between the challenges of the teaching profession and the resilience of teachers in Brazilian undergraduate courses in Accounting. The survey involved 288 participants. First, respondents 'sociodemographic information was collected, in order to characterize the sample, which made it possible to identify the respondents' characteristics. The data presented some specificities, such as: predominance of the male sex, most of the teachers are linked to public institutions, most of the salaries are above R $ 5,000.00 per month, in addition to having the majority of minimum Master's degrees. Afterwards, in order to achieve the first research objective, we sought to verify how teachers perceive the challenges of the teaching profession. To this end, a questionnaire was created, which sought to raise questions about the challenges of the accounting teaching profession. After conducting the factor analysis, 4 factors were found, namely: Technological substitution, Stability, Technological Future and Environmental changes, these factors explained 65.37% of the Scale. Then, to achieve the second objective, it was sought through Descriptive Statistics, to describe the fashion and frequency of the questionnaire about the challenges of the accounting teaching profession and the ERA. Soon after, to meet the third research objective, it was investigated whether social characteristics lead to different levels of resilience in teachers of Brazilian undergraduate courses in Accounting. For that, it was sought through Kruskal-Wallis mean difference tests and Mann-Whitney U test, to verify if the samples are extracted from the same population. As a result, the research did not show differences in teachers' resilience in relation to the researched sociodemographic characteristics. The fourth objective sought to explore what types of relationship exist between the challenges of the teaching profession and the resilience of teachers in Brazilian undergraduate courses in Accounting. For that, Spearman's rank correlation coefficient was used to verify the existence or not of associations between the Factors of the questionnaire on the Professional Challenges of the Accounting Teacher and the ERA. As a result, there were some significant correlations, in their slight majorities, with the exception of the correlation between the "Stability" factor and the "Planned Future" factor, which showed a coefficient of ? = -0.361, with a moderate correlation. Furthermore, the "Stability" Factor presented the greatest number of significant correlations, that is, the more the teacher believes that the accounting teaching profession will remain the same over time and that continuing education does not interfere in the continuity of their work activities , less will tend to be the factors linked to resilience. In general, most respondents were confident about the future of the accounting profession, showing resilience and good perspectives in relation to the future profession of the accounting teacher, believing in the continuation of the profession, even with the changes and advances in ICTs. Furthermore, the majority of respondents do not consider technological changes and news about the end of the accounting profession as a challenge. Finally, this study makes it possible to reflect on the professional changes occurred by ICTs and the Covid-19 Pandemic, since such external factors directly interfere in teaching activities. Keywords: Resilience. Challenges. Accounting teaching professionpt_BR
dc.format.extent1 arquivo ([79] p.) : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectContabilidadept_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectResiliênciapt_BR
dc.subjectCiências Contábeispt_BR
dc.titleDesafios da profissão docente : um estudo sobre a resiliência dos professores dos cursos brasileiros de graduação em ciências contábeispt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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