Schooling expectation, risk behavior, and bullying among brazilian students
Resumo
Resumo: Comportamentos de risco podem surgir durante o período da adolescência, uma fase de descobertas e maturação da identidade, podendo haver consequências ao longo da vida do indivíduo. Nos três ensaios dessa dissertação se trabalha com jovens do nono ano do ensino fundamental, da base de dados da PeNSE de 2015, em que se pretende investigar aspectos como expectativa de escolaridade, comportamentos de risco e bullying. O primeiro ensaio investiga como a expectativa de escolaridade se relaciona com diversos aspectos socioeconômicos, relacionais e de risco. Estatísticas descritivas e modelo logístico ordenado demonstraram que jovens em condição socioeconômica vulnerável, com problemas relacionais e associados a comportamentos de risco têm uma maior prevalência de expectativas de escolaridade menores. Tais resultados podem indicar possíveis caminhos adequando mensagens e ações a públicos mais sujeitos à menor expectativa. No segundo ensaio, são analisadas as relações entre o envolvimento dos jovens em atividades de risco e as expectativas de escolaridade. Considera-se que inconsistências e vieses comportamentais podem servir de gatilho para a prática de atividades de risco que possuem influências negativas no bem-estar. A metodologia usada é a de modelos de equações estruturais, que permite a estruturação de construtos para comportamento de risco alcoólico, sexual e uso de substâncias, mensurando o nível de engajamento em tais atividades. Os resultados demonstraram a existência de associações entre comportamentos de risco e expectativa de escolaridade, embora o direcionamento de tais relações sejam distintas a depender do tipo de risco abordado. Comportamentos como o uso de substâncias, tendem a não ter efeito sobre as expectativas, indicando a necessidade de políticas que promovam uma maior conscientização sobre os custos relacionados ao engajamento em tais atividades. Além disso, diversos mediadores são testados para verificação do efeito de variáveis externas ao modelo de mensuração. O terceiro ensaio trata do bullying, um tipo de violência que pode ter implicações perversas em diversos aspectos da vida dos jovens que o praticam e que são vítimas, sendo uma delas o engajamento em comportamentos de risco. Por meio de uma análise afetiva de risco, considerando a heurística do afeto, este estudo buscou verificar como a vitimização por bullying pode impactar os comportamentos alcoólico, sexual, de uso de substâncias e a relação com pares de risco. Utilizase análise fatorial exploratória e método de pareamento por escores de propensão para identificar o efeito da prática e da vitimização por bullying nos comportamentos de risco, também considerando a implicação por diferentes tipos de vitimização. Os resultados demonstraram que há uma prevalência no impacto positivo do bullying nos comportamentos de risco, com maiores magnitudes para jovens que praticam e que são vitimizados em razão da sua orientação sexual. Por fim, enfatiza-se que redes de proteção e compreensão da análise afetiva de risco são fatores importantes para estabelecimento de políticas que visem reduzir o bullying e, assim, os comportamentos de risco, sendo necessária a integração de profissionais da saúde no contexto social escolar. Palavras-chaves: Comportamento de Risco. Expectativa de Escolaridade. Bullying. Abstract: Risk behaviors may arise during adolescence, a phase of discovery and identity maturation, which may have consequences throughout life. We developed three essays focusing on students from the ninth year of elementary school, from the 2015 PeNSE database. We investigate aspects such as schooling expectations, risk behavior, and bullying. The first essay investigates how schooling expectations are related to various socio-economic, relational, and risk aspects. Descriptive statistics and ordinal logistic models demonstrate that students in vulnerable socio-economic conditions, with relational problems, and associated with risky behaviors have a higher prevalence of low-schooling expectations. The second essay analyzes students' involvement in risk activities and schooling expectations relations. It is considered that inconsistencies and behavioral biases may serve as a trigger for the practice of risky activities that have negative influences on well-being. We used structural equation models, which allow the construction of latent variables for alcoholic, sexual, and substance use risk behavior, measuring the engagement in such activities. The results demonstrated associations between risk behaviors and educational expectations, although such relationships' directions are different depending on the type of risk. Behaviors such as substance use did not affect expectations, indicating the need for policies that promote greater awareness of the costs related to risk engagement. Also, several mediators are tested to verify the effect of variables external to the measurement model. The third essay deals with bullying, a type of violence that can have perverse implications on students involved practicing or as a victim. Affective risk analysis considers the affect's heuristic. This study sought to verify how victimization by bullying may impact alcoholic, sexual, substance behaviors, and peer relations. Exploratory factor analysis and propensity score matching are applied to identify the effect of practice and victimization by bullying on risk behaviors. Also, different types of victimization are tested. The results showed a prevalence of the positive impact of bullying on risk behaviors, with greater magnitudes for students who practice and are victims due to their sexual orientation. Finally, it is emphasized that protection networks and an understanding of affective risk analysis are relevant to establish policies aiming to reduce bullying and, thus, risk behaviors. Such an objective requires the integration of health professionals in the school social context. Key-words: Risk behavior. Schooling Expectation. Bullying.
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