O ensino remoto emergencial e o mal-estar docente : uma análise dos seus impactos sobre as condições de trabalho dos professores de sociologia no estado do Paraná diante da pandemia de Covid-19
Visualizar/ Abrir
Data
2021Autor
Guimarães, Lislaine Mara da Silva, 1985-
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo compreender o ensino remoto emergencial no Paraná adotado em virtude da pandemia de Covid-19. A pesquisa foi realizada buscando apresentar as estratégias adotadas pelo governo do estado na implantação desta modalidade de ensino, assim como compreender a rotina laboral dos professores de sociologia da Rede Estadual de Ensino do Paraná e investigar o impacto dessas medidas na constituição da noção de "mal-estar docente". Partiu-se da premissa que o trabalho remoto realizado pelos docentes do Paraná, está ocasionando grave prejuízo à saúde física e mental dos professores, levando-os a responder por exigências além da sua formação, resultando em um sentimento de desqualificação e de desvalorização profissional, perante as novas exigências e condições impostas. A investigação foi realizada por meio de análise documental, relatos da experiência dos professores, da participação enquanto docente em uma escola pública de ensino médio em Curitiba e de informações qualitativas coletadas via questionário. A partir do cotejamento da bibliografia específica sobre as síndromes geradas por processos de desqualificação e sobrecarga de funções que acometem os professores e dos resultados da coleta de dados, foi possível comprovar que a categoria analítica "mal-estar docente" pode ser observada no cotidiano dos professores. Almeja-se com essa pesquisa, contribuir com uma produção acadêmica que dialogue com a realidade escolar, uma vez que partimos do pressuposto que a efetivação de uma política pública de valorização profissional está diretamente associada à luta por uma educação pública, gratuita e de qualidade. Palavras-chave: Ensino remoto emergencial. Trabalho docente. Ensino de sociologia. Abstract: This study aims to understand the emergency remote education in Paraná adopted due to the Covid-19 pandemic. The research was carried out seeking to present the strategies adopted by the state government in the implementation of this teaching modality, as well as to understand the work routine of the sociology teachers of the Paraná State Education Network and to investigate the impact of these measures in the constitution of the notion of "evil -being a teacher ". It started from the premise that the remote work carried out by teachers in Paraná, is causing serious damage to the physical and mental health of teachers, leading them to answer for demands beyond their training, resulting in a feeling of disqualification and professional devaluation, the new requirements and conditions imposed. The investigation was carried out through documentary analysis, reports of the teachers' experience, participation as a teacher in a public high school in Curitiba and qualitative information collected via questionnaire. From the comparison of the specific bibliography on the syndromes generated by processes of disqualification and overload of functions that affect teachers and the results of data collection, it was possible to prove that the analytical category "teacher malaise" can be observed in the teachers' daily lives. The aim of this research is to contribute to an academic production that dialogues with the school reality, since we start from the assumption that the implementation of a public policy of professional valorization is directly associated with the struggle for a free and quality public education. Keywords: Emergency remote teaching. Teaching work. Sociology teaching.
Collections
- Dissertações [22]